Milhões de estudantes são esperados para realizar o ENEM 2023 em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao final da escolaridade básica. Podem realizar a prova alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.
Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância do Enem, a perspectiva para 2023 e possíveis temas da redação.
Tempo de leitura 2 – 4 minutos
O Enem desempenha um papel fundamental como principal meio de acesso ao ensino superior em todo o país. É utilizado como critério de seleção para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e aproximadamente 500 universidades já utilizam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, complementando ou substituindo o vestibular. É essencial dedicar-se aos estudos e estar bem informado sobre o conteúdo abordado no exame.
A prova do ENEM é dividida entre a parte de múltipla escolha, onde são avaliados os conhecimentos das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e a prova de redação, onde são avaliadas, dentro das 5 competências pré-estabelecidas, as habilidades de comunicação escrita, argumentação e senso crítico.
A redação, além de impactar diretamente a pontuação do candidato, também é considerada um importante meio de expressão e de demonstração de habilidades de escrita e argumentação. Ela permite que os estudantes demonstrem sua capacidade de articular ideias, fundamentar opiniões, analisar problemas sociais, propor soluções e apresentar um texto coeso e coerente. Para escrever uma boa redação, além de muitas horas de estudo e simulados para desenvolver a escrita, também é necessário ler e pesquisar sobre diferentes assuntos e, por isso, a redação costuma ser a parte da prova que mais assusta os estudantes.
Neste ano, as inscrições ocorrerão de 5 a 16 de junho, e as provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. A expectativa é que entre 3 e 5 milhões de estudantes façam o exame. No entanto, em relação à modalidade digital da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que não haverá a edição do Enem Digital em 2023. O presidente do Inep, Manuel Palácios, afirmou que não existem planos para o retorno da versão eletrônica do Exame Nacional do Ensino Médio, uma vez que na edição de 2022, apenas 66 mil dos 100 mil inscritos compareceram para realizá-lo.
Possíveis temas para a redação do ENEM 2023
Para o exame de redação do Enem de 2023, há uma lista de possíveis temas a serem abordados, como: Os impactos da pandemia na educação, a violência doméstica contra crianças, a importância do voto no exercício da democracia, o crescimento econômico pós-pandemia, a valorização do trabalho docente, a educação alimentar e seus desafios na contemporaneidade brasileira, a sub-representação feminina na política, o turismo sustentável e os desafios da saúde pública diante da queda na vacinação infantil, conforme informações do site Brasil Escola.
É fundamental que os estudantes se preparem adequadamente, aprimorando seus conhecimentos e desenvolvendo habilidades de escrita, para enfrentar o desafio da redação e obter um bom desempenho no Enem.
A Gomining possui uma tecnologia capaz de contribuir com o trabalho da escola na preparação dos alunos na busca pela tão sonhada nota máxima na redação. Leia um conteúdo completo sobre a ferramenta, clicando aqui!