Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Perspectivas do Enem 2023: Educação, Redação e Formação de Estudantes no Brasil

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

Milhões de estudantes são esperados para realizar o ENEM 2023 em todo o Brasil. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio, criado em 1998, tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes ao final da escolaridade básica. Podem realizar a prova alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

Neste conteúdo, vamos falar sobre a importância do Enem, a perspectiva para 2023 e possíveis temas da redação.

Tempo de leitura 2 – 4 minutos

O Enem desempenha um papel fundamental como principal meio de acesso ao ensino superior em todo o país. É utilizado como critério de seleção para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e aproximadamente 500 universidades já utilizam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, complementando ou substituindo o vestibular. É essencial dedicar-se aos estudos e estar bem informado sobre o conteúdo abordado no exame.

A prova do ENEM é dividida entre a parte de múltipla escolha, onde são avaliados os conhecimentos das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias e a prova de redação, onde são avaliadas, dentro das 5 competências pré-estabelecidas, as habilidades de comunicação escrita, argumentação e senso crítico.

A redação, além de impactar diretamente a pontuação do candidato, também é considerada um importante meio de expressão e de demonstração de habilidades de escrita e argumentação. Ela permite que os estudantes demonstrem sua capacidade de articular ideias, fundamentar opiniões, analisar problemas sociais, propor soluções e apresentar um texto coeso e coerente. Para escrever uma boa redação, além de muitas horas de estudo e simulados para desenvolver a escrita, também é necessário ler e pesquisar sobre diferentes assuntos e, por isso, a redação costuma ser a parte da prova que mais assusta os estudantes.

Neste ano, as inscrições ocorrerão de 5 a 16 de junho, e as provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. A expectativa é que entre 3 e 5 milhões de estudantes façam o exame. No entanto, em relação à modalidade digital da prova, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou que não haverá a edição do Enem Digital em 2023. O presidente do Inep, Manuel Palácios, afirmou que não existem planos para o retorno da versão eletrônica do Exame Nacional do Ensino Médio, uma vez que na edição de 2022, apenas 66 mil dos 100 mil inscritos compareceram para realizá-lo.

Possíveis temas para a redação do ENEM 2023

Para o exame de redação do Enem de 2023, há uma lista de possíveis temas a serem abordados, como: Os impactos da pandemia na educação, a violência doméstica contra crianças, a importância do voto no exercício da democracia, o crescimento econômico pós-pandemia, a valorização do trabalho docente, a educação alimentar e seus desafios na contemporaneidade brasileira, a sub-representação feminina na política, o turismo sustentável e os desafios da saúde pública diante da queda na vacinação infantil, conforme informações do site Brasil Escola.

É fundamental que os estudantes se preparem adequadamente, aprimorando seus conhecimentos e desenvolvendo habilidades de escrita, para enfrentar o desafio da redação e obter um bom desempenho no Enem.

A Gomining possui uma tecnologia capaz de contribuir com o trabalho da escola na preparação dos alunos na busca pela tão sonhada nota máxima na redação. Leia um conteúdo completo sobre a ferramenta, clicando aqui!

Você também vai gostar de ler:

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.

Cadastre-se para receber

nossas novidades