Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Tecnologia para alcançar a nota máxima na redação do ENEM

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em 2021 mais de 3 milhões de pessoas se inscreveram para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Desses, apenas 22 participantes alcançaram a nota máxima na redação, enquanto quase 96 mil pessoas zeraram a prova dissertativa. O instituto apontou a fuga do tema, como um dos principais motivos para zerar a redação. No total, foram 28.408 alunos reprovados por não dissertar sobre o tema pré estabelecido, perdendo apenas para os redações em branco, que foram 43.391.

Tempo de leitura: 4 – 6 minutos

O ENEM é uma das principais portas de entrada para a vida acadêmica. É com ele que muitos alunos garantem o ingresso em universidades renomadas, universidades federais ou concorrem a bolsas de estudo. A redação tem um peso muito importante na nota final e, por isso, muitos alunos buscam diferentes formas de se preparar.

Atualmente, a prova de redação é avaliada através de 5 competências, são elas:

  1. Ter domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
  2. Compreender a proposta da redação e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema.
  3. Saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.
  5. Elaborar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Como a escola pode tornar mais fácil o caminho até a redação nota máxima do ENEM?

Desenvolver a escrita e preparar os alunos para a prova de redação demanda muito tempo e esforço por parte dos professores, que além de todo trabalho de preparação, precisam lidar com o nervosismo e ansiedade das turmas. Com o calendário de atividades escolares apertado com os conteúdos do último ano do ensino médio, muitas vezes o professor chega a levar 15 dias para dar retorno sobre uma atividade de redação, atrasando o processo de aprendizagem. Mas, você sabia que hoje a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse momento de preparação?

Aqui na Gomining, desenvolvemos a Plataforma GoENEM, uma ferramenta criada por professores, que corrige as redações simuladas do ENEM em até 7 segundos, agilizando muito o processo de aprendizagem, reduzindo a sobrecarga de trabalho do professor e aumentando muito as chances dos estudantes de alcançarem a nota máxima na redação no ENEM.

Essa tecnologia está disponível para aquisição das escolas e as escolas disponibilizam pros seus alunos.

Como funciona?

A tecnologia usa inteligência artificial, deep learning, enriquecimento de dados e mineração de texto para corrigir as redações. Além de corrigir dentro das 5 competências exigidas na prova, ela ainda avalia:

  • Abrangência: progressão de conceitos;
  • Coerência seguindo as 4 metarregras: relação, não-contradição, repetição e evolução;
  • Tangenciamento: fuga do tema;
  • Identificação de similaridade textual: plágio;
  • Gramática;
  • Estrutura do parágrafo.

A integração está disponível por API padronizada ou por outra forma de integração a ser combinada e o acesso a plataforma é individual e feito pelo aluno através de login e senha, conforme solicitado pela instituição. O aluno deve digitar ou enviar sua redação em um arquivo em formato de texto, enviar para correção e, em poucos segundos, vai receber sua nota, um feedback geral por competência e um relatório detalhado do desempenho em cada competência.

Quais são os benefícios para o aluno?

01. Entrega de nota e feedback personalizado, de acordo com as 5 competências exigidas pela redação do ENEM.

02. Aperfeiçoamento da escrita em tempo ágil.

03. Recurso prático e inovador, que usa inteligência artificial, para potencializar a aprendizagem.

04. Motivação dos alunos com a devolutiva rápida dos resultados.

05. Mais confiança na nota recebida, com a possibilidade de receber uma avaliação tecnológica e uma avaliação humana.

06. Relatório de evolução da escrita do aluno, que aponta com agilidade os pontos fracos na escrita, permitindo que os estudantes possam treinar com mais assertividade.

07. Variedade nos temas propostos para as redações e de acordo com os exames dos anos anteriores.

08. Possibilidade da escola ranquear entre as escolas com os alunos mais bem colocados na prova de redação.

Quais são os benefícios para a escola?

01. Correção automática das redações preparatórias pro ENEM em alguns segundos.

02. Banco de temas baseados nas últimas edições da prova.

03. Proporciona uniformidade e objetividade nas correções, além do padrão de qualidade.

04. Redução de custos com horas para correção.

05. Gera valor financeiro.

06. Assertividade na gestão escolar, através dos relatórios apresentados.

07. Agrega valor às estratégias didáticas da sua escola.

08. Contribui com o trabalho do professor, através dos relatórios de evolução da escrita do aluno, que possibilitam trabalhar de forma mais assertiva.

09. Mais alunos com nota máxima na redação do ENEM e sua escola ranqueando entre as melhores e com mais visibilidade.

10. Possibilidade de usar a ferramenta como estratégia de marketing.

Clique aqui e veja outras vantagens em usar uma tecnologia para correção de textos.

Depoimentos de instituições de ensino que já usam a Plataforma GoENEM para uma redação nota máxima:

“A Gomining fez nossos alunos decolarem nas redações. Também, com feedback em menos de 1 minuto, o aluno permaneceu mais tempo dedicado ao aperfeiçoamento do seu texto.”

“Como gestor, digo que é uma ferramenta fantástica! Nos permite monitorar (o processo) e ainda coloca o aluno na posição de protagonismo, porque ele tem na ferramenta relatórios muito claros que apontam o que está e o que não está funcionando em cada competência, o que permite que ele vá atrás da melhoria.”

“Poder ter uma preparação e poder corrigir os erros nessa plataforma, ajudou muito. Eu recomendo! É extremamente útil para o aluno”

E qual é o impacto das tecnologias para correção automática de textos da Gomining:

Até hoje, já foram corrigidas mais de 6 milhões de atividades, mais de 300 mil horas de trabalho já foram economizadas e mais de 800 mil alunos já foram beneficiados nos principais grupos educacionais do país. Além disso, a Gomining foi reconhecida no Top 10 – melhores Edtechs da América Latina, no Ranking 100 Open Startups 2022.

E agora que você já conhece todos os benefícios da Plataforma GoENEM, que tal agendar uma conversa com nosso time e entender como levar essa tecnologia pra sua escola? Clique no botão do WhatsApp e envie uma mensagem pra gente!

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.
Com a popularização dessa tecnologia, é comum que os professores se deparem com termos desconhecidos e muitas vezes até estranhos. Neste sentido, listamos alguns dos termos mais usados para quando falamos de IA aplicada à educação.

Cadastre-se para receber

nossas novidades