Blog - GoMining

Blog

Foresight: Projetando cenários futuros!!

Foresight: Projetando cenários futuros!!   Na live do dia 01 de setembro de 2020, terça-feira, a Gomining conversou com o professor Enor Tonolli, professor doutor da Universidade Caxias do Sul e coordenador do programa de geração de startups StartUCS. Num diálogo dinâmico, a interação abordou   o pensamento e entendimento do processo de planejamento futuro, pensando […]

Você pode alcançar “Nota Mil” na redação do ENEM! Saiba como…

Se você é estudante do Ensino Médio e está se preparando para o Exame Nacional, o ENEM, já deve ter se preocupado em preparar-se para conseguir atingir notal mil na prova de redação! Parece não ser tão simples, mas com algumas estratégias e conhecimentos, muitos alunos podem ter ótimos resultados e muito sucesso ao finalizar […]

EDUCADOR 5.0 -Uma experiência na prática de projetos com empatia

Live Gomining de 19/08: Empatia e projetos colaborativos O encontro na live de 19 de agosto de 2020, quarta-feira, foi de trocas muito significativas. Os especialistas Fernanda Furuno e Felipe Rodrigues trouxeram uma gama de possibilidades sobre a importância das competências socioemocionais no ambiente educacional. Eles abordaram o conceito atual de Educador 5.0 e o […]

A aceleração nas tendências da educação – Live de 06 de agosto de 2020

  A equipe Gomining e o Dr. Luciano Sathler  estiveram na live do dia 06 de agosto de 2020, quinta-feira, compartilhando conhecimento e abordando o tema contemporâneo sobre  “A aceleração nas tendências da educação.” Com reflexões e colaboração sobre o assunto, os  principais fundamentos  abordados estiveram em torno de: – Ensino Híbrido; – Metodologias Ativas; […]

AVALIAÇÃO AUTOMÁTICA DE TEXTOS COMO METODOLOGIA ATIVA NOS PROCESSOS METACOGNITIVOS DA ESCRITA ACADÊMICA

O contexto atual cercado de inovações tecnológicas digitais propicia oportunidades para a construção de processos de ensino e aprendizagem apoiados por ferramentas interativas e por softwares que, além de contribuir pedagogicamente, evidenciam e privilegiam o ato de apropriar-se e de apreender o conhecimento de forma autônoma e ativa. A escrita é uma das formas mais […]

A Inteligência Artificial pode ser um apoio para qualificação da escrita dos estudantes

Com toda a movimentação pela qual a educação tem passado, muitos pesquisadores e profissionais da área têm comprovado o quanto a Inteligência Artificial pode trazer benefícios na área do ensino, dentre elas, a própria qualificação da escrita dos estudantes.  Escrever não está entre as atividades mais apreciadas pelos estudantes, por isso, treiná-la de uma forma […]

Live de 03/07/20: A necessidade de professores EaD terem autonomia na produção de suas aulas

Na sexta-feira, dia 03 de julho de 2020, a Gomining compartilhou a live com o mestre Danillo Xavier Saes, falando sobre o tema “A necessidade de professores EaD terem autonomia na produção de suas aulas”. Entre as dicas, destaca-se que o  principal é o professor se colocar na posição de aprendiz, reiventar-se,  desenvolver-se  e melhorar, […]

A Educação Continuada e seu impacto no Ensino Superior

Na live de 26 de junho de 2020, tivemos um bate-papo sobre “A Educação Continuada e seu impacto no Ensino Superior”. Nossos convidados Alexandre Rosa e Leandro Henrique de Souza (How Bootcamps) nos ajudaram  com a análise do cenário da Educação Continuada (Lifelong learning) e insights para gestores e educadores. Eles partiram  do princípio de […]

Live dia 19/06: Inteligência Artificial aplicada à Educação: Robôs no lugar de professores. É possível?

Não, não será possível! Com esta desafiadora resposta ao questionamento tão polêmico na atualidade, na live de 19/06/2020,  os professores Carlos Longo e  Simone de Oliveira conseguiram abranger e explicar por qual motivo os diversos tipos de tecnologia são um suporte para a educação e o desenvolvimento de um ensino de qualidade. Os docentes demonstraram […]

MAS, AFINAL, COMO APLICAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO ?

Nos últimos dias, devido às mudanças e às situações de transição sofridas pela sociedade, o termo “Inteligência Artificial” vem sendo utilizado de maneira mais natural do que inusitada. Algo que ainda era considerado atípico e futurista começou a ficar comum e corriqueiro. De acordo com o CIEB, Centro de Inovação para a Educação Brasileira, em […]

ENSINO REMOTO: UMA SOLUÇÃO INTELIGENTE PARA TEMPOS DIFÍCEIS

  O Brasil está vivendo um momento difícil em relação aos efeitos da pandemia do novo coronavírus. Entre as diversas consequências, estão os impactos à economia e a educação. Para evitar aglomerações, reduzir o risco de contágio e disseminação do vírus, muitas instituições de ensino estão aderindo às paralisações temporárias ou suspensão das atividades presenciais. […]

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO

Na última sexta-feira, dia 05 de junho de 2020, a Gomining promoveu um momento de muito aprendizado sobre “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO”, com a professora Dra. Rosa Maria Vicari, com o objetivo prático de apontar caminhos na Educação, a partir da própria IA. Durante a live, os principais temas abordados foram: – Contexto da Inteligência […]

CONHECIMENTO É PARA SER COMPARTILHADO!

A recomendação é: ficar em casa. Quem é Professor, a recomendação é: Usar tecnologias digitais para encurtar as distâncias. Mas como usar? Quais tecnologias utilizar? Quais são os softwares gratuitos? Hoje estamos  socializando com você 4 ferramentas super boas, simples e gratuitas para acessar e produzir suas aulas no formato de VÍDEO!!! Vídeo (assíncrono): Screencast […]

“Live” do dia 27/05/20- Educação nos Tempos Virtuais de Aprendizagem.

Live com Drª. Magali Inês Pessini , pedagoga/IFSC –Campus Lages: “Educação nos Tempos Virtuais de Aprendizagem.” Na quarta feira, dia 27 de maio de 2020, a Gomining teve a parceria da pedagoga Magali Inês Pessini, que trouxe muitos esclarecimentos sobre a “Educação nos Tempos Virtuais de Aprendizagem.”             Conseguiu-se refletir  e diferenciar os modelos pedagógicos […]

APRENDER OU APREENDER COM MICROLEARNING

  É possível aprender ou apreender no contexto de utilização da microlearning? Para responder a essa questão podemos pensar inicialmente sobre alguns conceitos importantíssimos. Podemos iniciar discutindo a diferença entre aprender e apreender? E depois disso, podemos analisar o conceito de microlearning para entender como e quando utilizá-la da melhor forma. A contemporaneidade nos apresenta […]

GOMINING – FINALISTA OFICIAL AO PRÊMIO INNXBR

A startup gaúcha GOMINING,  que proporciona uma plataforma de análise rápida de textos, é finalista oficial do Prêmio INNXBR 2019-2020, nas categorias  Ealy-stage e Setor Destaque – Edtech, sendo a única representante do estado, nas respectivas categorias. A Gomining surgiu como resultado de pesquisas de mestrado e doutorado dos seus sócios fundadores. A empresa foi […]

Produção de Texto e Laboratório de Informática: uma dupla e tanto para as aulas de Língua Portuguesa

     Início de ano, época de fazer um levantamento sobre a bagagem de conhecimento que os estudantes estão trazendo dos anos anteriores. Para as aulas de Língua Portuguesa, não é diferente! Porém, a proposta é desafiadora quando é necessário desenvolver diversas habilidades de comunicação, essenciais não só para a área das Linguagens mas para […]

A tecnologia a favor da aprendizagem

     A tecnologia educacional é essencial nas instituições de ensino. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vê-se a inserção da tecnologia como diretriz do novo documento e elemento chave na aprendizagem de crianças e adolescentes de uma geração rápida, inovadora, criativa e muito virtual. Com o propósito de tornar o estudante […]

Escrever bem pode salvar sua vida profissional

Escrever bem não é muito valorizado por algumas pessoas. Muitos afirmam que o importante é “saber se comunicar”. Mas, quando nos deparamos com uma oportunidade em que escrever de forma clara é tão importante como comunicar-se, começamos a repensar esta ideia: escrever bem e de forma correta, pode ser um grande diferencial! Primeiramente, conhecer a […]

Processos Metacognitivos

    As ieias sobre metacognição surgiram nos Estados Unidos no início da década de 70, tendo como principal teórico John H. Flavell, especializado em desenvolvimento cognitivo. A base da construção da metacognição foi criada a partir das teorias de Piaget. Inicialmente a metacognição estava voltada apenas para a consciência dos processos cognitivos. No entanto, […]