Blog - GoMining

Blog

Avaliação de textos e recursos midiáticos: uma história com final feliz.

Avaliação de textos e recursos midiáticos: uma história com final feliz. *Sabrina Casali de A. de Souza   O processo de ensinar e aprender passa por diversas ações: construir, desconstruir, adquirir, mudar, interagir, e também, avaliar. A avaliação consiste em verificar se estas ações estão atingindo os objetivos planejados para ajudar o estudante a avançar […]

O uso da Inteligência Artificial na Análise Textual

O uso da Inteligência Artificial na Análise Textual   No dia 11 de dezembro de 2020, a Gomining Educacional e a professora Dra. Maria Carolina Zuppardi, referência como pesquisadora e consultora educacional, estiverem proporcionando um momento muito significativo de aprendizagem sobre o uso de Inteligência Artificial na Análise de Textos. Os temas abordados  na live  […]

OPORTUNIDADES DE EMPREGO: É PRECISO VIRAR A CHAVE!

OPORTUNIDADES DE EMPREGO: É PRECISO VIRAR A CHAVE *Paulo Pasqual Jr. Algo comum atualmente é o fato de as pessoas precisarem muito das poucas vagas de emprego que existem. Há, nos currículos, os mais diversos objetivos genéricos que dizem, em outras palavras, que a pessoa pode trabalhar em qualquer coisa. Muitas vezes, a necessidade por […]

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: SEM QUADRO SEM GIZ, MAS A AULA SEGUE EAD

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: SEM QUADRO SEM GIZ, MAS A AULA SEGUE EAD                                                                                                     *Paulo Pasqual Jr. Nos últimos dias, os tempos de pandemia reforçaram a modalidade de ensino EaD. Muitas escolas no mundo inteiro transformaram as suas salas de aulas físicas em salas de aula virtuais, oportunizando o acesso de milhões de alunos […]

“DATA SCIENCE” NA EDUCAÇÃO

A Educação encontra a Ciência de Dados A pedagoga e doutora em Educação, Andrea Filatro, junto com a Gomining, esteve apresentando em primeira mão, na live de 03 de novembro de 2020, dados importantes sobre o ensino,  que serão abordados no seu livro “Data Science na Educação.” Este conceito perpassa três pontos importantíssimos: *Mineração de […]

“EU NÃO FUI FORMADO PARA ISSO” – O DILEMA DOS PROFESSORES NA PANDEMIA

“EU NÃO FUI FORMADO PARA ISSO”: O DILEMA DOS PROFESSORES NA PANDEMIA *Prof. Me. Paulo A. Pasqual Júnior. Se tem algo que está evidente durante essa pandemia é a falta de habilidade de boa parte dos professores para lidar com os recursos digitais.  Muitos professores simplesmente davam suas aulas à moda clássica, sem ter de […]

AUTONOMIA DOCENTE

DIA DO PROFESSOR E AUTONOMIA DOCENTE Para comemorar o Dia do Professor, o canal da Gomining compartilhou no dia 14 de outubro deste ano,  a live com o professor Danillo Saes, abordando dicas práticas e rápidas sobre o Ensino Híbrido, tema atual e relevante para os professores que atuam neste momento, potencializando a autonomia docente. […]

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL

A educação tecnológica tem sido tema de interesse de professores e pesquisadores no Brasil, há pelo menos 40 anos.  Desde os anos 80, algumas escolas começaram a experienciar a introdução da informática na educação, nas escolas brasileiras, através de iniciativas de professores da UFRGS e da UNICAMP. No início com a linguagem de Programação LOGO e […]

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS- PREPARANDO OS PROFISSIONAIS DO SÉCULO XXI

  No dia 30 de setembro de 2020, quarta-feira, a Gomining esteve em contato de aprendizagem com os profissionais da DreamShaper, empresa pensada para auxiliar a preparar os profissionais do século XXI, com o desenvolvimento de projetos na educação, em todos os níveis, desde a Educação Básica até o Ensino Superior. A conversa abordou  estratégias […]

AS TICs E SUAS POSSIBILIDADES

AS TICs E SUAS POSSIBILIDADES Sabrina Casali de Almeida de Souza*   Cada vez mais, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) ou as TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) estão se tornando imprescindíveis no processo de comunicação,  vivências e aprendizagens. Elas mudaram nossa forma de estudar, trabalhar, se relacionar e se comunicar com […]

Foresight: Projetando cenários futuros!!

Foresight: Projetando cenários futuros!!   Na live do dia 01 de setembro de 2020, terça-feira, a Gomining conversou com o professor Enor Tonolli, professor doutor da Universidade Caxias do Sul e coordenador do programa de geração de startups StartUCS. Num diálogo dinâmico, a interação abordou   o pensamento e entendimento do processo de planejamento futuro, pensando […]

Você pode alcançar “Nota Mil” na redação do ENEM! Saiba como…

Se você é estudante do Ensino Médio e está se preparando para o Exame Nacional, o ENEM, já deve ter se preocupado em preparar-se para conseguir atingir notal mil na prova de redação! Parece não ser tão simples, mas com algumas estratégias e conhecimentos, muitos alunos podem ter ótimos resultados e muito sucesso ao finalizar […]

EDUCADOR 5.0 -Uma experiência na prática de projetos com empatia

Live Gomining de 19/08: Empatia e projetos colaborativos O encontro na live de 19 de agosto de 2020, quarta-feira, foi de trocas muito significativas. Os especialistas Fernanda Furuno e Felipe Rodrigues trouxeram uma gama de possibilidades sobre a importância das competências socioemocionais no ambiente educacional. Eles abordaram o conceito atual de Educador 5.0 e o […]

A aceleração nas tendências da educação – Live de 06 de agosto de 2020

  A equipe Gomining e o Dr. Luciano Sathler  estiveram na live do dia 06 de agosto de 2020, quinta-feira, compartilhando conhecimento e abordando o tema contemporâneo sobre  “A aceleração nas tendências da educação.” Com reflexões e colaboração sobre o assunto, os  principais fundamentos  abordados estiveram em torno de: – Ensino Híbrido; – Metodologias Ativas; […]

AVALIAÇÃO AUTOMÁTICA DE TEXTOS COMO METODOLOGIA ATIVA NOS PROCESSOS METACOGNITIVOS DA ESCRITA ACADÊMICA

O contexto atual cercado de inovações tecnológicas digitais propicia oportunidades para a construção de processos de ensino e aprendizagem apoiados por ferramentas interativas e por softwares que, além de contribuir pedagogicamente, evidenciam e privilegiam o ato de apropriar-se e de apreender o conhecimento de forma autônoma e ativa. A escrita é uma das formas mais […]

A Inteligência Artificial pode ser um apoio para qualificação da escrita dos estudantes

Com toda a movimentação pela qual a educação tem passado, muitos pesquisadores e profissionais da área têm comprovado o quanto a Inteligência Artificial pode trazer benefícios na área do ensino, dentre elas, a própria qualificação da escrita dos estudantes.  Escrever não está entre as atividades mais apreciadas pelos estudantes, por isso, treiná-la de uma forma […]

Live de 03/07/20: A necessidade de professores EaD terem autonomia na produção de suas aulas

Na sexta-feira, dia 03 de julho de 2020, a Gomining compartilhou a live com o mestre Danillo Xavier Saes, falando sobre o tema “A necessidade de professores EaD terem autonomia na produção de suas aulas”. Entre as dicas, destaca-se que o  principal é o professor se colocar na posição de aprendiz, reiventar-se,  desenvolver-se  e melhorar, […]

A Educação Continuada e seu impacto no Ensino Superior

Na live de 26 de junho de 2020, tivemos um bate-papo sobre “A Educação Continuada e seu impacto no Ensino Superior”. Nossos convidados Alexandre Rosa e Leandro Henrique de Souza (How Bootcamps) nos ajudaram  com a análise do cenário da Educação Continuada (Lifelong learning) e insights para gestores e educadores. Eles partiram  do princípio de […]

Live dia 19/06: Inteligência Artificial aplicada à Educação: Robôs no lugar de professores. É possível?

Não, não será possível! Com esta desafiadora resposta ao questionamento tão polêmico na atualidade, na live de 19/06/2020,  os professores Carlos Longo e  Simone de Oliveira conseguiram abranger e explicar por qual motivo os diversos tipos de tecnologia são um suporte para a educação e o desenvolvimento de um ensino de qualidade. Os docentes demonstraram […]

MAS, AFINAL, COMO APLICAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO ?

Nos últimos dias, devido às mudanças e às situações de transição sofridas pela sociedade, o termo “Inteligência Artificial” vem sendo utilizado de maneira mais natural do que inusitada. Algo que ainda era considerado atípico e futurista começou a ficar comum e corriqueiro. De acordo com o CIEB, Centro de Inovação para a Educação Brasileira, em […]