Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Letramento digital: de que maneira o uso das tecnologias digitais impulsiona a habilidade de ler e escrever

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

O letramento digital é uma competência essencial nos dias de hoje, em que a tecnologia e a internet estão tão presentes em nossas vidas. É a compreensão e a capacidade de interpretar, refletir, criar e desenvolver habilidades de leitura e escrita no cenário tecnológico. Trata-se também da habilidade de utilizar as tecnologias digitais de forma crítica, reflexiva e consciente, a fim de comunicar, buscar informações, resolver problemas, criar conteúdos e participar ativamente da sociedade digital.

Neste conteúdo, vamos falar sobre como o letramento digital pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade de ler e escrever.

Tempo de leitura: 2 – 4 minutos

Na educação, quando pensa-se na maneira em que o uso destas ferramentas pode impulsionar o desenvolvimento da leitura e da escrita, entende-se que isto não é apenas um processamento de letras e números, mas códigos verbais e não verbais, envolvendo as diversas simbologias, imagens e demais elementos presentes no contexto digital.

Sem dúvida, com o avanço tecnológico e o nível de presença das ferramentas digitais no cotidiano e principalmente nas instituições de ensino, as formas de comunicação se alteraram. O letramento digital, passou assim, a envolver a capacidade de nos adequarmos a esse novo contexto, desenvolvendo habilidades de leitura, escrita e interpretação dos códigos digitais e dos recursos tecnológicos.

O letramento digital como meio incentivador da leitura e da escrita, envolve diversas competências e qualidades, tais como a capacidade de navegar na internet de forma segura e eficiente, a habilidade de utilizar ferramentas digitais para produzir e compartilhar informações, a compreensão das normas e regras de comportamento na internet, o conhecimento das questões éticas e legais relacionadas ao uso das tecnologias digitais, entre outras.

Além disso, o letramento digital também está relacionado à capacidade de analisar criticamente as informações encontradas na internet, avaliar sua veracidade e relevância, e usar essa informação de forma responsável e produtiva. Com a disseminação de notícias falsas e desinformação na internet, a habilidade de discernir entre informações confiáveis e não confiáveis tornou-se ainda mais importante. Para visualizar o uso das tecnologias digitais corroborando para o desenvolvimento das habilidades de ler e escrever, de forma prática, é  essencial que as escolas e outras instituições de ensino incluam a educação em tecnologias digitais em seus currículos, para que as pessoas possam desenvolver as habilidades necessárias para estarem aptas na sociedade digital. Outros exemplos práticos do letramento digital podem ser lidos no site “Educador do Futuro”.

Como o letramento digital pode ser aplicado?

Na área da educação, uma das principais dicas para praticar o letramento digital é disponibilizar e adotar os diferentes códigos tecnológicos em sala de aula, como algumas soluções essenciais usadas durante a pandemia, por exemplo: Google Classroom; G Suite for Education; Google Meet; etc.

Na época pós-pandemia, é possível que os educadores continuem utilizando esses meios tecnológicos. Afinal, isso incentiva os alunos a incluírem a tecnologia como um canal natural de aprendizado. É importante ressaltar que as ferramentas do Google for Education são acessíveis e podem ser personalizadas conforme os objetivos da instituição e a necessidade dos alunos.

Ferramentas como as desenvolvidas aqui na Gomining, que atuam com correção automática de textos, além de promover o letramento digital é um apoio dinâmico ao professor e à instituição de ensino.

Para finalizar, diante de tantas estratégias citadas, consegue-se perceber que o letramento digital é só um dos tantos meios de incentivo e impulso ao desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, especialidades tão importantes na atualidade.

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.

Cadastre-se para receber

nossas novidades