Blog - GoMining

Blog

BNCC E TECNOLOGIAS DIGITAIS

No contexto escolar, as Tecnologias Digitais  da Comunicação e Informação não deveriam mais ser novidade. Há alguns anos, as tecnologias estão sendo incluídas nos ambientes educacionais, auxiliando na prática docente e no incentivo da aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observa que a educação seja planejada com base nas competências […]

COMO FICA A EDUCAÇÃO PÓS-PANDEMIA?

Todas as instituições de ensino do país estão iniciando um novo ano letivo. Um ano novo numa nova perspectiva educacional. No ano passado, devido à pandemia, as escolas precisaram enfrentar cenários recentes, fazendo ajustes e adaptações nada fáceis. Neste momento, pós-pandemia, muitos questionamentos surgem: Como fica a educação?  Quais serão os impactos? Quais serão os […]

GOMINING: EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS E INOVADORAS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

Não é de hoje que as tecnologias são aliadas para desenvolver habilidades de estudantes em todos os níveis. Mas o que muitos ainda não sabem, é que, gestores de educação e professores, também podem se beneficiar do uso da tecnologia. Autonomia, avaliação automática, qualificação no processo de ensino/aprendizagem e otimização do tempo, são algumas das […]

AVALIAÇÃO DE TEXTOS E RECURSOS MIDIÁTICOS: UMA HISTÓRIA COM FINAL FELIZ

Por Sabrina Casali de A. de Souza: O processo de ensinar e aprender passa por diversas ações: construir, desconstruir, adquirir, mudar, interagir, e também, avaliar. A avaliação consiste em verificar se estas ações estão atingindo os objetivos planejados para ajudar o estudante a avançar no seu desenvolvimento. Do mesmo modo acontece com a avaliação de […]

O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ANÁLISE TEXTUAL

No dia 11 de dezembro de 2020, a Gomining Educacional e a professora Dra. Maria Carolina Zuppardi, referência como pesquisadora e consultora educacional, estiverem proporcionando um momento muito significativo de aprendizagem sobre o uso de Inteligência Artificial na Análise de Textos. Os temas abordados  na live  expuseram considerações sobre seu uso em pesquisas científicas, correção […]

OPORTUNIDADES DE EMPREGO: É PRECISO VIRAR A CHAVE!

Por Paulo Pasqual Jr: Algo comum atualmente é o fato de as pessoas precisarem muito das poucas vagas de emprego que existem. Há, nos currículos, os mais diversos objetivos genéricos que dizem, em outras palavras, que a pessoa pode trabalhar em qualquer coisa. Muitas vezes, a necessidade por um trabalho é tão grande que o […]

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: SEM QUADRO SEM GIZ, MAS A AULA SEGUE EAD

Por Paulo Pasqual Jr: Nos últimos dias, os tempos de pandemia reforçaram a modalidade de ensino EaD. Muitas escolas no mundo inteiro transformaram as suas salas de aulas físicas em salas de aula virtuais, oportunizando o acesso de milhões de alunos aos conteúdos curriculares, sem praticamente, nenhum prejuízo. Esse movimento, uma alternativa para que muitas […]

“DATA SCIENCE” NA EDUCAÇÃO

A pedagoga e doutora em Educação, Andrea Filatro, junto com a Gomining, esteve apresentando em primeira mão, na live de 03 de novembro de 2020, dados importantes sobre o ensino,  que serão abordados no seu livro “Data Science na Educação.” Este conceito perpassa três pontos importantíssimos: *Mineração de dados educacionais; *Learning analytics e *Inteligência Artificial […]

“EU NÃO FUI FORMADO PARA ISSO”: O DILEMA DOS PROFESSORES NA PANDEMIA

Por Prof. Me. Paulo A. Pasqual Júnior: Se tem algo que está evidente durante essa pandemia é a falta de habilidade de boa parte dos professores para lidar com os recursos digitais.  Muitos professores simplesmente davam suas aulas à moda clássica, sem ter de se preocupar com muitos recursos além do caderno, quadro, livro didático […]

AUTONOMIA DOCENTE

Para comemorar o Dia do Professor, o canal da Gomining compartilhou no dia 14 de outubro deste ano,  a live com o professor Danillo Saes, abordando dicas práticas e rápidas sobre o Ensino Híbrido, tema atual e relevante para os professores que atuam neste momento, potencializando a autonomia docente. Para começar, foi destacado a relevância […]

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL

A educação tecnológica tem sido tema de interesse de professores e pesquisadores no Brasil, há pelo menos 40 anos.  Desde os anos 80, algumas escolas começaram a experienciar a introdução da informática na educação, nas escolas brasileiras, através de iniciativas de professores da UFRGS e da UNICAMP. No início com a linguagem de Programação LOGO […]

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: PREPARANDO OS PROFISSIONAIS DO SÉCULO XXI

No dia 30 de setembro de 2020, quarta-feira, a Gomining esteve em contato de aprendizagem com os profissionais da DreamShaper, empresa pensada para auxiliar a preparar os profissionais do século XXI, com o desenvolvimento de projetos na educação, em todos os níveis, desde a Educação Básica até o Ensino Superior. A conversa abordou  estratégias diferenciadas […]

AS TICS E SUAS POSSIBILIDADES

Por Sabrina Casali de Almeida de Souza: Cada vez mais, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) ou as TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) estão se tornando imprescindíveis no processo de comunicação,  vivências e aprendizagens. Elas mudaram nossa forma de estudar, trabalhar, se relacionar e se comunicar com o mundo. Com isso, precisamos […]

FORESIGHT: PROJETANDO CENÁRIOS FUTUROS

Na live do dia 01 de setembro de 2020, terça-feira, a Gomining conversou com o professor Enor Tonolli, professor doutor da Universidade Caxias do Sul e coordenador do programa de geração de startups StartUCS. Num diálogo dinâmico, a interação abordou   o pensamento e entendimento do processo de planejamento futuro, pensando sobre prospectivas, tentando saber a […]

SAIBA COMO ALCANÇAR NOTA MIL NA REDAÇÃO DO ENEM

Se você é estudante do Ensino Médio e está se preparando para o Exame Nacional, o ENEM, já deve ter se preocupado em preparar-se para conseguir atingir notal mil na prova de redação! Parece não ser tão simples, mas com algumas estratégias e conhecimentos, muitos alunos podem ter ótimos resultados e muito sucesso ao finalizar […]

EDUCADOR 5.0: UMA EXPERIÊNCIA NA PRÁTICA DE PROJETOS COM EMPATIA

O encontro na live de 19 de agosto de 2020, quarta-feira, foi de trocas muito significativas. Os especialistas Fernanda Furuno e Felipe Rodrigues trouxeram uma gama de possibilidades sobre a importância das competências socioemocionais no ambiente educacional. Eles abordaram o conceito atual de Educador 5.0 e o poder da empatia na nova realidade vivenciada pelo […]

ACELERAÇÃO NAS TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

A equipe Gomining e o Dr. Luciano Sathler  estiveram na live do dia 06 de agosto de 2020, quinta-feira, compartilhando conhecimento e abordando o tema contemporâneo sobre  “A aceleração nas tendências da educação.” Com reflexões e colaboração sobre o assunto, os  principais fundamentos  abordados estiveram em torno de: – Ensino Híbrido; – Metodologias Ativas; – […]

AVALIAÇÃO AUTOMÁTICA DE TEXTOS COMO METODOLOGIA ATIVA NOS PROCESSOS METACOGNITIVOS DA ESCRITA ACADÊMICA

O contexto atual cercado de inovações tecnológicas digitais propicia oportunidades para a construção de processos de ensino e aprendizagem apoiados por ferramentas interativas e por softwares que, além de contribuir pedagogicamente, evidenciam e privilegiam o ato de apropriar-se e de apreender o conhecimento de forma autônoma e ativa. A escrita é uma das formas mais […]

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO APOIO NA QUALIFICAÇÃO DA ESCRITA DOS ESTUDANTES

Com toda a movimentação pela qual a educação tem passado, muitos pesquisadores e profissionais da área têm comprovado o quanto a Inteligência Artificial pode trazer benefícios na área do ensino, dentre elas, a própria qualificação da escrita dos estudantes.  Escrever não está entre as atividades mais apreciadas pelos estudantes, por isso, treiná-la de uma forma […]

A NECESSIDADE DE PROFESSORES EAD TEREM AUTONOMIA NA PRODUÇÃO DAS AULAS

Na sexta-feira, dia 03 de julho de 2020, a Gomining compartilhou a live com o mestre Danillo Xavier Saes, falando sobre o tema “A necessidade de professores EaD terem autonomia na produção de suas aulas”. Entre as dicas, destaca-se que o  principal é o professor se colocar na posição de aprendiz, reiventar-se,  desenvolver-se  e melhorar, […]