Blog - GoMining

Blog

GOMINING – FINALISTA OFICIAL AO PRÊMIO INNXBR

A startup gaúcha GOMINING,  que proporciona uma plataforma de análise rápida de textos, é finalista oficial do Prêmio INNXBR 2019-2020, nas categorias  Ealy-stage e Setor Destaque – Edtech, sendo a única representante do estado, nas respectivas categorias. A Gomining surgiu como resultado de pesquisas de mestrado e doutorado dos seus sócios fundadores. A empresa foi […]

Produção de Texto e Laboratório de Informática: uma dupla e tanto para as aulas de Língua Portuguesa

     Início de ano, época de fazer um levantamento sobre a bagagem de conhecimento que os estudantes estão trazendo dos anos anteriores. Para as aulas de Língua Portuguesa, não é diferente! Porém, a proposta é desafiadora quando é necessário desenvolver diversas habilidades de comunicação, essenciais não só para a área das Linguagens mas para […]

A tecnologia a favor da aprendizagem

     A tecnologia educacional é essencial nas instituições de ensino. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vê-se a inserção da tecnologia como diretriz do novo documento e elemento chave na aprendizagem de crianças e adolescentes de uma geração rápida, inovadora, criativa e muito virtual. Com o propósito de tornar o estudante […]

Escrever bem pode salvar sua vida profissional

Escrever bem não é muito valorizado por algumas pessoas. Muitos afirmam que o importante é “saber se comunicar”. Mas, quando nos deparamos com uma oportunidade em que escrever de forma clara é tão importante como comunicar-se, começamos a repensar esta ideia: escrever bem e de forma correta, pode ser um grande diferencial! Primeiramente, conhecer a […]

Processos Metacognitivos

    As ieias sobre metacognição surgiram nos Estados Unidos no início da década de 70, tendo como principal teórico John H. Flavell, especializado em desenvolvimento cognitivo. A base da construção da metacognição foi criada a partir das teorias de Piaget. Inicialmente a metacognição estava voltada apenas para a consciência dos processos cognitivos. No entanto, […]