Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Tendências de Inteligência Artificial para 2024 na área da educação

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

Em janeiro deste ano, muitos veículos noticiaram que 2023 seria o ano da Inteligência Artificial (IA), e foi! Nunca se falou tanto sobre essa tecnologia.

A IA se popularizou e ganhou formas democráticas de uso, como a inteligência artificial generativa, por exemplo, impactando milhões de pessoas ao redor do mundo. Todas as áreas sentiram o efeito dessa tecnologia que veio para ficar.

Neste conteúdo, vamos falar sobre as tendências de inteligência artificial para 2024 com foco na área da educação.

Tempo de leitura: 3 – 5 minutos

A Inteligência Artificial continuará em foco no de 2024. O progresso, a tecnologia, a inovação, a ciência aplicada e a criação estão entre as palavras que marcarão o desenvolvimento de todas as áreas do ano que está por vir.

De acordo com uma pesquisa feita pelo IEEE – Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE) – que entrevistou 350 executivos de empresas de tecnologia, em cinco países (EUA, Reino Unido, China, Índia e Brasil) as tendências de IA para 2024 vão desde a realidade estendida até a sustentabilidade. O objetivo da pesquisa esteve em fazer um levantamento de informações para entender quais serão as tendências de IA para o próximo ano. Com base na pesquisa citada, as três principais áreas de importância em 2024 serão:

  • A IA em suas diversas formas, machine learning e processamento de linguagem neural (65%);
  • Realidade estendida, incluindo metaverso e realidade virtual (28%);
  • Computação em nuvem (24%);
  • 5G (22%);
  • Veículos elétricos (20%).

Dentre as principais utilizações da Inteligência Artificial previstas para o próximo ano, os dados da pesquisa realizada destacaram a detecção e prevenção de vulnerabilidades em cibersegurança (54%), aprimoramento da eficiência na gestão da cadeia de suprimentos e automação de armazéns (42%), além do suporte e impulso ao desenvolvimento de software e à automatização do atendimento ao cliente (38%). Alguns dos entrevistados também apontaram a automação no atendimento ao cliente, a otimização do processo de seleção de candidatos, a aceleração do mapeamento de doenças e a automatização das fontes de energia em serviços públicos, com foco na sustentabilidade. Além disso, 86% acreditam que a computação quântica se destacará pelo poder de computação maior, com melhor criptografia e segurança.

Tendências de inteligência artificial para 2024 na área da educação

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente. Para mais, esse tipo de tecnologia continuará a desempenhar um papel crucial na personalização do ensino, adaptando-se às necessidades individuais dos alunos.

Outros temas que se destacarão como tendências de IA na educação são: análise de dados, formação integral e modelo híbrido.

Conheça as principais tendências de inteligência artificial para educação em 2024:

Apoio ao trabalho do professor:

Com tecnologias capazes de automatizar o trabalho operacional e repetitivo, liberando o professor para focar na estratégia pedagógica, no relacionamento com o aluno e ensino personalizado.

Captação e retenção de alunos:

Com o uso de sistemas de IA, as instituições de ensino superior terão apoio no fechamento das matrículas, além de ter acesso a informações que ajudarão na predição da evasão, permitindo que a IES possa tomar medidas para evitar.

Sistemas de recomendação:

Vai funcionar como uma plataforma de streaming, algoritmos que usam IA terão a capacidade de sugerir recursos, atividades e cursos completos, adaptando-se às preferências, histórico e exigências de aprendizado individuais dos alunos.

Personalização do ensino:

O ensino personalizado vem ganhando destaque nos últimos anos. Em 2024, olhar para a necessidade individual dos estudantes segue sendo o foco das instituições de ensino. A inteligência artificial será uma grande aliada para moldar o ensino conforme o nível de conhecimento e ritmo de cada aluno.

Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA):

Essas tecnologias serão capazes de oferecer experiências imersivas, permitindo que os alunos explorem marcos históricos, realizem experimentos e interajam com objetos através do mundo digital. Além disso, a RV e a RA permitem que os alunos possam aplicar seus conhecimentos de maneira prática.

Com tudo isso, as instituições buscarão estratégias que possam permitir a integração eficiente da IA no seu planejamento e atuação pedagógica, visando oferecer experiências de aprendizagem mais dinâmicas e adaptáveis.

Continue lendo:

– Glossário de inteligência artificial para professores

– Autonomia dos Estudantes na Educação: Potencializando Habilidades com a Inteligência Artificial

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.
Com a popularização dessa tecnologia, é comum que os professores se deparem com termos desconhecidos e muitas vezes até estranhos. Neste sentido, listamos alguns dos termos mais usados para quando falamos de IA aplicada à educação.

Cadastre-se para receber

nossas novidades