Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Tecnologias para instituições de ensino: 5 passos para escolher a opção perfeita para a sua IES.

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

As tecnologias para instituições de ensino são cada vez mais importantes para aprimorar a qualidade da educação e tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e acessível. Com o avanço da tecnologia, novas ferramentas e recursos estão surgindo a todo momento para auxiliar os professores, melhorar o ensino e contribuir com a gestão acadêmica.

Com tantas possibilidades, escolher uma tecnologia que contribua com os objetivos estratégicos da instituição de ensino, pode ser um grande desafio.

Neste conteúdo, vamos ajudar você a escolher a tecnologia perfeita para a sua instituição de ensino em 5 passos.

Tempo de leitura: 3 – 5

Investir em uma tecnologia educacional pode trazer diversos benefícios para as faculdades e seus alunos. As tecnologias para instituições de ensino, como plataformas de aprendizagem, jogos educativos, softwares de gestão e tecnologias para correção de provas e atividades são ferramentas que podem ajudar a melhorar a qualidade da educação, aumentar o engajamento dos alunos, melhorar o processo de aprendizagem e entregar uma experiência mais atrativa para estudantes e professores. Mas, afinal de contas, como uma tecnologia pode efetivamente ajudar uma instituição de ensino?

Benefícios de investir em tecnologias para instituições de ensino:

  • Personalização do ensino: Com as tecnologias certas, a sua instituição de ensino consegue oferecer um ensino mais personalizado e adaptado às necessidades individuais de cada aluno, impactando diretamente no desempenho, na motivação e satisfação dos alunos. Melhorando todos esses pontos, melhora também a imagem da sua IES.
  • Melhoria da gestão acadêmica: Os softwares de gestão ajudam a gerenciar informações sobre alunos, professores, horários, atividades acadêmicas, notas e outras informações importantes para a administração. Com essas informações armazenadas de forma segura e organizada, é possível gerar relatórios precisos e obter uma visão mais clara sobre a situação da escola e tomar decisões mais ágeis e assertivas.
  • Possibilidade de ter ganhos de escala para a IES crescer: Investindo o recurso na tecnologia certa, a sua instituição pode ganhar escala com a automatização das atividades que são feitas em grandes volumes e de forma repetitiva, como a correção das provas discursivas e atividades de texto, por exemplo.

Estes são alguns exemplos de como tecnologias para instituições de ensino são vantajosas, mas é importante lembrar que os benefícios são muito mais amplos.

Escolhendo a tecnologia certa para sua instituição de ensino:

1º passo – Identifique as necessidades da sua IES: Comece avaliando as necessidades da sua instituição e dos seus alunos. Faça as seguintes perguntas: Que tipo de tecnologia pode ajudar a melhorar a aprendizagem e a experiência dos meus alunos? Que dores ou desafios da IES a tecnologia pode ajudar a resolver? O que a IES pode ganhar com a contratação de uma tecnologia?

2º passo – Faça pesquisas e compare: Sabendo do que a sua IES precisa, comece a pesquisar as opções disponíveis. Considere fatores como custo, facilidade de uso, recursos disponíveis, integração com sistemas existentes e suporte ao cliente. Faça uma lista das tecnologias que parecem mais adequadas às necessidades da sua escola e compare os recursos de cada uma.

3º passo – Faça testes: Depois de selecionar as opções mais adequadas para sua IES, é hora de testar! Solicite avaliações gratuitas ou demonstrações oferecidas pelas empresas de tecnologia. Então, se possível, envolva os professores e alunos nesse teste, para que você possa ter uma compreensão mais ampla de como a tecnologia funcionará na prática.

4º passo – Informe-se muito bem sobre a implementação: Para refletir sobre esta etapa, faça as seguintes perguntas: É possível integrar no AVA da instituição? Será necessário treinamento para os professores e alunos? Quem será responsável pela manutenção e atualização da tecnologia? A empresa oferece um bom suporte? Com base nas respostas, certifique-se de que a empresa consegue atender a sua instituição.

5º passo – Tome a decisão: Para finalizar, certifique-se de que empresa escolhida está alinhada com a visão educacional da sua instituição. Após todas essas considerações, a sua IES tomará uma decisão muito mais assertiva, tornando a jornada de toda comunidade acadêmica muito melhor.

Chegamos ao final deste conteúdo!

E agora que você já sabe quais são os benefícios de ter uma tecnologia na sua instituição de ensino e aprendeu o passo a passo para investir bem o dinheiro da IES, aproveite muito esses novos recursos! E se você quiser ler mais acesse os conteúdos abaixo:

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.
Com a popularização dessa tecnologia, é comum que os professores se deparem com termos desconhecidos e muitas vezes até estranhos. Neste sentido, listamos alguns dos termos mais usados para quando falamos de IA aplicada à educação.

Cadastre-se para receber

nossas novidades