Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Vantagens em usar uma tecnologia para correção de textos

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

A inteligência Artificial (IA) é uma das grandes responsáveis pela transformação digital que o Brasil está passando. Prova disso, é o estudo encomendado pela Microsoft à consultoria FrontierView, que mostrou que a IA pode contribuir para um crescimento de 4,2% do PIB brasileiro até 2030, refletindo tanto na economia, como na produtividade dos brasileiros.

Essa projeção também impacta o setor educacional, que vem ganhando novas soluções que usam IA ano após ano.

Um bom exemplo disso, são as tecnologias para correção de textos, capazes de realizar a correção de milhares de atividades em poucos segundos, otimizando muito o tempo do professor e oferecendo diversos benefícios para as Instituições de Ensino Superior (IES) que já estão passando pela transformação digital.

Neste conteúdo, você vai conhecer quais são as vantagens em ter uma tecnologia para correção de textos.

Tempo de leitura: 2 – 5 minutos

Você já se perguntou como grandes grupos educacionais conseguem oferecer uma correção ágil das atividades, contribuindo muito com o processo de aprendizado do aluno e mantendo um padrão elevado de qualidade?

A resposta é simples: inteligência artificial! É ela que está por trás das tecnologias usadas para corrigir textos de forma automática, que estão transformando a aplicação de provas e atividades discursivas nas IES’s aqui no Brasil.

Além de trazer inovação, agilidade e otimizar muito o tempo de toda a comunidade acadêmica, essas tecnologias ainda oferecem uma série de outras vantagens, são elas:

Redução de custo com a correção das atividades de texto:

Grandes volumes de atividades para corrigir demandam, além do tempo, um investimento financeiro elevado. Com uso de uma tecnologia para correção de textos, esse custo reduz significativamente, permitindo que a IES use esse dinheiro para investimentos que façam a instituição crescer.

Economia de tempo e diminuição da sobrecarga de trabalho:

No ensino superior, os professores sempre estão sobrecarregados de trabalho e corrigir provas é a atividade que mais demanda tempo e esforço.

Por exemplo, se considerarmos que o tempo médio para correção de uma prova ou atividade de textos é de 3 minutos, uma instituição que aplica 10.000 atividades em um semestre, precisaria de 500 horas de trabalho de professores apenas para fazer essa correção, aumentando o nível de esgotamento emocional do corpo docente.

Com o uso de uma tecnologia, a Inteligência Artificial faz todo o trabalho chato e repetitivo em segundos, liberando o professor para focar nas aulas e nos alunos.

Ganhos de escala com uso de tecnologia para correção de textos:

É a possibilidade da instituição de ensino atender muito mais alunos, com a mesma qualidade de sempre, crescendo exponencialmente e aumentando os lucros, sem a preocupação de como operacionalizar a correção das atividades.

Automação e credibilidade:

Possibilidade de voltar a aplicar provas discursivas em grandes volumes, o que eleva muito o nível da IES, com uma correção em instantes, que entrega nota e comentários de erros e acertos sempre seguindo um alto padrão de qualidade nas correções.

Geração de dados:

Todas essas correções geram milhares de dados valiosos para a IES, pois eles entregam uma fotografia completa da turma para o professor e para a coordenação acadêmica, permitindo que todo o trabalho seja feito de forma mais estratégica e assertiva.

Oferecer a melhor experiência com uma tecnologia para correção de textos:

Tecnologias como a Gotexting, por exemplo, são integradas no ambiente virtual de aprendizagem da IES, o que facilita muito a jornada do aluno, especialmente na educação digital. Em apenas um clique, o estudante submete seu exercício e, em menos de 7 segundos, recebe uma nota e um feedback personalizado, sem precisar usar uma outra plataforma ou abrir múltiplas telas. Além disso, os dados dos alunos continuam sendo propriedade apenas da instituição de ensino, trazendo ainda mais segurança.

Se você ficou interessado em conhecer melhor essa tecnologia que está transformando a correção de textos no país, envie um e-mail para contato@gomining.com.br e solicite uma apresentação.

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.
Com a popularização dessa tecnologia, é comum que os professores se deparem com termos desconhecidos e muitas vezes até estranhos. Neste sentido, listamos alguns dos termos mais usados para quando falamos de IA aplicada à educação.

Cadastre-se para receber

nossas novidades