Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

IA Como apoio para alcançar a Redação Nota Máxima no ENEM

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

Neste ano, o início do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM – acontecerá em 21 de novembro. Na próxima semana, os estudantes terão os últimos dias para estudar e estar se organizando com o conteúdo.

Para ajudar os estudantes e as instituições de ensino, a Gomining lançou oficialmente a Plataforma GO ENEM, ferramenta que aperfeiçoa a escrita dos estudantes e deixa o sonho de uma boa nota na redação do ENEM mais perto!

Num bate-papo baseado nesta vivência, a professora Simone de Oliveira recebeu, no dia 16 de novembro, os convidados Vagner da Cruz e Camille Pavan, respectivamente Diretor da Didático Pré-Vestibular e aluna que está se preparando para o vestibular de Medicina. Os dois participaram do “Projeto Piloto da Plataforma GO ENEM” e dividiram com o público suas experiências na utilização da ferramenta, dando um retorno sobre como a utilização deste recurso pode auxiliar estudantes e gestores na evolução de sua aprendizagem.

A solução GO ENEM é um simulado para praticar a produção da redação, que é corrigida de forma instantânea, com base nas 5 competências exigidas pelo ENEM. A plataforma utiliza Inteligência Artificial, Deep Learning e mineração de textos. Durante a correção, são observados os seguintes critérios:

  • Modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreensão da proposta e aplicação da estrutura dissertativo-argumentativa e de conceitos das várias áreas de conhecimento;
  • Seleção, relação, organização de dados e argumentos para defender o ponto de vista;
  • Mecanismos linguísticos para argumentar;
  • Proposta de intervenção para o problema.

Em poucos segundos, após inserir seu texto e enviar para correção, o estudante recebe um feedback detalhado com as notas por competência, visualizando o que precisa ser desenvolvido de uma maneira melhor.

Para enfatizar a importância das instituições de ensino adotarem uma ferramenta como a Plataforma GO ENEM e aperfeiçoarem a escrita dos estudantes, o professor Vagner disse: “Já vi gente tropeçar em alguma disciplina e conseguir consertar (a nota) com um bom texto na redação. O contrário eu nunca vi!”

Segundo a aluna Camille, que vai concorrer para Medicina: “Poder ter uma preparação e poder corrigir os erros nessa plataforma, ajudou muito. Eu recomendo! É extremamente útil para o aluno!”

Para entender mais sobre a ferramenta e assistir a live completa, acesse nosso canal no YouTube: Gomining Edu.

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.

Cadastre-se para receber

nossas novidades