Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Conheça a Gotexting: tecnologia que está revolucionando a correção de textos no país

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

A correção de provas e atividades discursivas é uma atividade que demanda entre 20 e 40% do tempo de trabalho do professor, segundo uma pesquisa da McKinsey & Company.

Mas, você sabia que essa atividade tão importante para o processo de aprendizado do aluno já pode ser feita de forma automática?

Neste conteúdo você vai conhecer a Gotexting, tecnologia para correção automática de textos.

Tempo de leitura: 3 – 6 minutos

Imagem ilustrativa

O que é a Gotexting?

Desenvolvida pela Gomining, a Gotexting é uma tecnologia que usa Inteligência Artificial para corrigir, de forma automática, a produção textual da graduação, sejam elas redações ou respostas de atividades discursivas.

Inteligência Artificial e Correção de Textos:

A Inteligência Artificial (IA) consiste em aplicar algoritmos computacionais para chegar (ou superar) à capacidade humana de aprender e resolver problemas.

É uma tecnologia que busca simular a inteligência humana nas máquinas e uma das suas principais funções é automatizar atividades que são feitas em grandes volumes, repetidas vezes, como a correção de provas e atividades de textos.

Como funciona?

A Gotexting usa um sistema inteligente que é capaz de aprender e de resolver novos problemas com base na resolução de problemas anteriores, o que permite corrigir os textos, atividade que antes era feita exclusivamente por humanos.

Para isso, a tecnologia usa IA, deep learning, enriquecimento de dados e mineração de textos. A ferramenta tem base em pesquisas linguísticas, computacionais e na “expertise” humana, seguindo o sistema de freios e contrapesos para verificar diversos pontos de checagem de qualidade.

Com isso, é possível repassar feedbacks de qualidade, com comentários de erros e acertos, personalizados por aluno, em até 7 segundos.

Clique aqui e assista o vídeo de demonstração.

Quais são os critérios de correção?

  • Abrangência: progressão de conceitos;
  • Coerência seguindo as 4 metarregras: relação, não-contradição, repetição e evolução;
  • Tangenciamento: fuga do tema;
  • Identificação de similaridade textual: plágio;
  • Gramática;
  • Estrutura do parágrafo.

O que é necessário para corrigir uma questão?

A ferramenta pode ser usada tanto no presencial quanto no EaD, mas é principalmente na educação a distância que ela oferece um grande potencial de escalabilidade, podendo minimizar centenas de milhares de horas de trabalho humano em correção manual e repetitiva. Para corrigir uma questão são necessários os seguintes itens:

01.   Enunciado do exercício: precisa ser claro e solicitar a produção de um texto dissertativo, voltado para o material base.

02.   Material base: é o coração da correção. É com ele que o sistema será capaz de aprender, buscar os assuntos chaves, as ideias e os relacionamentos entre essas ideias, para ser capaz de realizar uma correção correta.

03.   Resposta do aluno: é a submissão do texto, de acordo com os critérios especificados no enunciado, ou nas orientações da disciplina.

A correção automática de textos é realizada diretamente no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Instituição de Ensino Superior (IES), sem que o aluno precise utilizar um sistema específico da Gomining. Quando o aluno submeter o seu texto, o sistema fará a correção em poucos segundos e será capaz de devolver um feedback e uma nota, ambos parametrizáveis. Esse feedback instantâneo possibilita a melhoria contínua da educação, uma vez que, imediatamente retroalimenta o processo de aprendizagem do estudante.

Benefícios de ter correção automática de textos na sua IES:

  • Entrega de nota e feedback personalizados em segundos;
  • Ter ganhos de escala nas atividades de texto;
  • Aumento da produtividade;
  • Oferecer a melhor tecnologia em correção textos para alunos e professores;
  • Redução de custo com as horas de correção;
  • Diminuição da sobrecarga de trabalho e do esgotamento emocional dos professores;
  • Equipe de professores focada no planejamento das aulas, na inteligência pedagógica e no relacionamento com o aluno;
  • Padrão das correções;
  • Acesso a relatórios de desempenho individual e coletivo que contribuem com a gestão acadêmica e com uma tomada de decisão mais assertiva;
  • Tudo integrado dentro do AVA da IES.

O que falam sobre a Gotexting:

Confira o depoimento de clientes que já usam a nossa ferramenta para correção automática de textos na sua IES:

“Antes da Gotexting, tínhamos previsto para o ano inteiro 1 milhão de correções, o que gerava milhares de horas e 98% dos professores para fazer isso.”

” O principal benefício para o estudante, foi poder voltar a ter as atividades dissertativas, algo que é extremamente necessário no processo de aprendizagem.”

“Sem a Gotexting, é humanamente impossível corrigir a quantidade de atividades que recebemos num tempo de 48 horas.”

“Para a gestão, eu acho que eles ganham a partir do momento que os professores podem tornar o processo de tutoria otimizada, se desprendendo das correções e focando nos alunos que estão mais com mais dificuldades.”

E qual é o impacto das tecnologias para correção automática de textos da Gomining:

Até hoje, já foram corrigidas mais de 6 milhões de atividades, mais de 300 mil horas de trabalho já foram economizadas e mais de 800 mil alunos já foram beneficiados nos principais grupos educacionais do país. Além disso, a Gomining foi reconhecida no Top 10 – melhores Edtechs da América Latina, no Ranking 100 Open Startups 2022.

E agora que você já conhece todos os benefícios da Gotexting, que tal agendar uma conversa com nosso time e entender como levar essa tecnologia pra sua IES? Clique no botão do WhatsApp e envie uma mensagem pra gente!

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.

Cadastre-se para receber

nossas novidades