Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Tendências para a área da educação em 2023

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

2023 já está batendo na porta! Com a chegada de um novo ano, chega também a necessidade de olhar para o futuro e planejar o que será possível colocar em prática. Neste conteúdo, você vai conhecer mais sobre as principais tendências para a educação em 2023. Alerta de spoiler: todas elas demandam o uso de tecnologia.

Tempo de leitura: 3 – 5 minutos

Cada vez mais as instituições de ensino estão buscando por inovações que melhorem a experiência do aluno e, deve ser por isso, que as principais tendências para a educação em 2023 envolvem o uso de tecnologia. E, também, porque a educação a distância, que usa tecnologia e plataformas virtuais, cresceu mais de 400% em uma década aqui no Brasil, segundo dados do Censo da Educação Superior 2021, o que explica a busca por apoio digital para educação.

Por isso, listamos as 5 principais tendências para o próximo ano:

01) Ensino híbrido:

O ensino híbrido se popularizou muito desde a pandemia. Este é o formato que mescla aulas presenciais e virtuais, sempre utilizando ferramentas digitais para proporcionar maior protagonismo e autonomia para o aluno.

02) Inteligência Artificial (IA):

A IA tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos. Para 2023, ela aparece como tendência tanto na sala de aula, com uso de realidade virtual e realidade virtual aumentada, proporcionando uma educação mais imersiva, como também no apoio ao trabalho operacional do professor, com tecnologias para correção automática de atividades de texto, por exemplo.

Além disso, a IA estará cada vez mais presente nos processos de gestão das instituições de ensino superior (IES) e no apoio da comunicação, com o uso de chatbots.

03) Microlearning:

Segundo Simone de Oliveira, Doutora em Informática na Educação, sócia e CPO aqui na Gomining, Microlearning é uma estratégia de ensino que propõe o uso de cápsulas do conhecimento, em que o aluno aprende com recursos curtos, com uma linguagem simples e de fácil compreensão como vídeos de 2 ou 3 minutos, por exemplo.

É uma excelente estratégia de ensino, utilizada por profissionais que possuem clareza dos objetivos de aprendizagem.

04) Gamificação:

É o uso de jogos no processo de ensino e de aprendizagem. Pode ser facilmente aplicado na educação presencial, a distância e no formato híbrido. O uso da gamificação surgiu da teoria de que os alunos aprendem melhor quando estão se divertindo.

05) Personalização do ensino:

É o uso de metodologias diferentes para necessidades diferentes. Cada vez mais as Instituições de Ensino estão levando em consideração as particularidades de cada pessoa na hora de aprender e isso tem aberto espaço para que novas metodologias invadam a sala de aula, seja ela presencial ou virtual. Vale reforçar que a maior aliada da personalização do ensino é a tecnologia.

Agora que você conheceu mais sobre as tendências para a área da educação em 2023, já sabe quais delas estarão na sua instituição de ensino?

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.

Cadastre-se para receber

nossas novidades