2023 já está batendo na porta! Com a chegada de um novo ano, chega também a necessidade de olhar para o futuro e planejar o que será possível colocar em prática. Neste conteúdo, você vai conhecer mais sobre as principais tendências para a educação em 2023. Alerta de spoiler: todas elas demandam o uso de tecnologia.
Tempo de leitura: 3 – 5 minutos
Cada vez mais as instituições de ensino estão buscando por inovações que melhorem a experiência do aluno e, deve ser por isso, que as principais tendências para a educação em 2023 envolvem o uso de tecnologia. E, também, porque a educação a distância, que usa tecnologia e plataformas virtuais, cresceu mais de 400% em uma década aqui no Brasil, segundo dados do Censo da Educação Superior 2021, o que explica a busca por apoio digital para educação.
Por isso, listamos as 5 principais tendências para o próximo ano:
01) Ensino híbrido:
O ensino híbrido se popularizou muito desde a pandemia. Este é o formato que mescla aulas presenciais e virtuais, sempre utilizando ferramentas digitais para proporcionar maior protagonismo e autonomia para o aluno.
02) Inteligência Artificial (IA):
A IA tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos. Para 2023, ela aparece como tendência tanto na sala de aula, com uso de realidade virtual e realidade virtual aumentada, proporcionando uma educação mais imersiva, como também no apoio ao trabalho operacional do professor, com tecnologias para correção automática de atividades de texto, por exemplo.
Além disso, a IA estará cada vez mais presente nos processos de gestão das instituições de ensino superior (IES) e no apoio da comunicação, com o uso de chatbots.
03) Microlearning:
Segundo Simone de Oliveira, Doutora em Informática na Educação, sócia e CPO aqui na Gomining, Microlearning é uma estratégia de ensino que propõe o uso de cápsulas do conhecimento, em que o aluno aprende com recursos curtos, com uma linguagem simples e de fácil compreensão como vídeos de 2 ou 3 minutos, por exemplo.
É uma excelente estratégia de ensino, utilizada por profissionais que possuem clareza dos objetivos de aprendizagem.
04) Gamificação:
É o uso de jogos no processo de ensino e de aprendizagem. Pode ser facilmente aplicado na educação presencial, a distância e no formato híbrido. O uso da gamificação surgiu da teoria de que os alunos aprendem melhor quando estão se divertindo.
05) Personalização do ensino:
É o uso de metodologias diferentes para necessidades diferentes. Cada vez mais as Instituições de Ensino estão levando em consideração as particularidades de cada pessoa na hora de aprender e isso tem aberto espaço para que novas metodologias invadam a sala de aula, seja ela presencial ou virtual. Vale reforçar que a maior aliada da personalização do ensino é a tecnologia.
Agora que você conheceu mais sobre as tendências para a área da educação em 2023, já sabe quais delas estarão na sua instituição de ensino?