APRENDIZAGEM ATIVA – O PROCESSO METACOGNITIVO DO ENSINAR E APRENDER

                                                                                                                       Profª Dra Simone de Oliveira

A Aprendizagem Ativa é um ponto de partida para avançar nos processos mais profundos de reflexão, de integração cognitiva e de reelaboração de novas práticas. Teóricos como Dewey (1950), Freire (2009), Rogers (1973), Novack (1999), entre outros, enfatizam, há muito tempo, a importância de superar a educação bancária, tradicional e focar a aprendizagem no aluno, como sujeito ativo na construção do conhecimento.

Para aplicação na prática pedagógica da aprendizagem ativa, é relevante compreender como os processos metacognitivos podem nos apoiar.  Conforme Flavell (1987), a metacognição é o estudo do conhecimento que trata da natureza dos sujeitos de forma cognitiva em relação às diferentes atividades e sobre as possibilidades de agir de modo também diverso para solução de problemas.

Unir as metodologias e as estratégias da aprendizagem ativa com os processos metacognitivos, é oportunizar a construção do conhecimento com autonomia e repeito ao sujeito cognoscente.

Para refletir…

ALGUNS PROFESSORES PODEM ESTAR SE PERGUNTANDO:

– MAS, QUANDO EU APLICO NA MINHA SALA DE AULA, METODOLOGIAS ATIVAS?

Resposta: Quando a proposta ou  atividade demandar:

  • Habilidade de processar informação (o que o problema me diz)
  • Habilidade de raciocínio (como posso explicar isso)
  • Habilidade de indagação (o que eu preciso fazer)
  • Habilidade de pensamento criativo (existe outra maneira de fazer isso)
  • Habilidade de avaliação (poderia ser feito de forma diferente)

 – E OS PROCESSOS METACOGNITIVOS?

  • Tomada de consciência (O que eu já sabia sobre isso?)
  • Controle/Autorregulação (O que eu aprendi sobre isso?)
  • Autopoiese (O que posso fazer para saber mais sobre isso?)

 

APRENDIZAGEM ATIVA:

*Alguns exemplos de metodologias ativas são:

  1. Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem-Based Learning (PBL)
  2. Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) ou Team-based learning (TBL)
  3. Sala de Aula invertida ou Flipped Classroom
  4. Aprendizagem Baseada em Projetos (Ensino e Aprendizagem)
  5. Think Pair Share (TPS)
  6. Peer Instruction

*Alguns exemplos de estratégias ativas são:

  1. Storytelling
  2. IIR Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade
  3. Gamificação
  4. Text Mining
  5. Just in Time Teaching
  6. Thinking Outside
  7. Lógica de Programação e Robótica
  8. Design Thinking
  9. IBL –  Inquiry Based Learning
  10.  Mapas conceituais

 

Para aprofundar mais sobre este assunto, participe do curso “Os desafios da educação atual: por uma educação que transforma vidas” , com certificação Gomining!! Aguardamos a sua inscrição pelo link:https://cursos.avagomining.com.br/