Entre tantas atribuições que as instituições de ensino têm, é de suma importância que incluam a responsabilidade de instruir os alunos para que encontrem oportunidades no mercado de trabalho e tenham uma vida profissional de sucesso. Em função disso, prover ações de incentivo à empregabilidade, no momento presente, é muito importante.
A empregabilidade é o conjunto de competências que direcionam a aptidão ou não do profissional para sua atuação em determinada função. Estão diretamente relacionadas a este conceito o domínio das teorias e das técnicas relacionadas a uma profissão e a questões interpessoais, conhecidas como soft skills. Por exemplo: a empatia, o trabalho em equipe, a socialização, a proatividade, a organização, entre outras.
A base da empregabilidade envolve alguns requisitos essenciais que precisam ser levados em consideração pelas instituições de ensino para preparação e formação dos profissionais. Os requisitos começam desde saúde física e mental até ética e relacionamento com os colegas, passando por afinidade com o cargo, reputação, habilidades, competências e uso de tecnologias.
Já a trabalhabilidade foca na ampliação de competências necessárias para que os alunos sejam capazes de gerar renda de forma ampla, não necessariamente por meio de um emprego formal. Mas criando e gerenciando seus próprios negócios. Em meio a crises no mercado de trabalho, as instituições de ensino podem contribuir para que seus discentes superem estes desafios, incentivando o empreendedorismo. As vantagens das instituições com visão na trabalhabilidade são: alunos mais preparados para o empreendedorismo, melhor atuação e capacitação para enfrentamento de desafios e concorrência de mercado, entre outros.
Para envolver as instituições de ensino com os conceitos de trabalhabilidade e empregabilidade, a tecnologia é uma grande estratégia. Usar ferramentas tecnológicas nessas iniciativas é uma forma de garantir que os alunos e egressos tenham acesso a todas as ferramentas necessárias para desenvolvimento das competências para a trabalhabilidade, e que os processos de aprendizado sejam feitos de forma rápida, eficiente e funcional.
Os avanços tecnológicos estão gerando mudanças profundas no cenário mercado de trabalho. Esse contexto traz uma série de benefícios que estão moldando a rotina tanto dos trabalhadores quanto das empresas:
- Tecnologias automatizadas e ferramentas de gestão estão aprimorando a eficiência e o desempenho das operações.
- Soluções para trabalho remoto e colaboração online estão possibilitando um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
- Análise de dados e inteligência artificial estão fornecendo insights valiosos para embasar decisões informadas.
- A crescente demanda por profissionais especializados em tecnologia está abrindo oportunidades para o desenvolvimento contínuo de habilidades.
A busca constante pela adaptação às mudanças na intersecção entre emprego e tecnologia é um esforço que capacita os profissionais a impulsionar a inovação em seus campos e a aproveitar as vantagens proporcionadas por essas transformações. Por este motivo, as instituições precisam estar atentas em apoiar os estudantes quanto à trabalhabilidade.