A correção de provas e atividades discursivas é uma atividade que demanda entre 20 e 40% do tempo de trabalho do professor, segundo uma pesquisa da McKinsey & Company.
Mas, você sabia que essa atividade tão importante para o processo de aprendizado do aluno já pode ser feita de forma automática?
Neste conteúdo você vai conhecer a Gotexting, tecnologia para correção automática de textos.
Tempo de leitura: 3 – 6 minutos
O que é a Gotexting?
Desenvolvida pela Gomining, a Gotexting é uma tecnologia que usa Inteligência Artificial para corrigir, de forma automática, a produção textual da graduação, sejam elas redações ou respostas de atividades discursivas.
Inteligência Artificial e Correção de Textos:
A Inteligência Artificial (IA) consiste em aplicar algoritmos computacionais para chegar (ou superar) à capacidade humana de aprender e resolver problemas.
É uma tecnologia que busca simular a inteligência humana nas máquinas e uma das suas principais funções é automatizar atividades que são feitas em grandes volumes, repetidas vezes, como a correção de provas e atividades de textos.
Como funciona?
A Gotexting usa um sistema inteligente que é capaz de aprender e de resolver novos problemas com base na resolução de problemas anteriores, o que permite corrigir os textos, atividade que antes era feita exclusivamente por humanos.
Para isso, a tecnologia usa IA, deep learning, enriquecimento de dados e mineração de textos. A ferramenta tem base em pesquisas linguísticas, computacionais e na “expertise” humana, seguindo o sistema de freios e contrapesos para verificar diversos pontos de checagem de qualidade.
Com isso, é possível repassar feedbacks de qualidade, com comentários de erros e acertos, personalizados por aluno, em até 7 segundos.
Clique aqui e assista o vídeo de demonstração.
Quais são os critérios de correção?
- Abrangência: progressão de conceitos;
- Coerência seguindo as 4 metarregras: relação, não-contradição, repetição e evolução;
- Tangenciamento: fuga do tema;
- Identificação de similaridade textual: plágio;
- Gramática;
- Estrutura do parágrafo.
O que é necessário para corrigir uma questão?
A ferramenta pode ser usada tanto no presencial quanto no EaD, mas é principalmente na educação a distância que ela oferece um grande potencial de escalabilidade, podendo minimizar centenas de milhares de horas de trabalho humano em correção manual e repetitiva. Para corrigir uma questão são necessários os seguintes itens:
01. Enunciado do exercício: precisa ser claro e solicitar a produção de um texto dissertativo, voltado para o material base.
02. Material base: é o coração da correção. É com ele que o sistema será capaz de aprender, buscar os assuntos chaves, as ideias e os relacionamentos entre essas ideias, para ser capaz de realizar uma correção correta.
03. Resposta do aluno: é a submissão do texto, de acordo com os critérios especificados no enunciado, ou nas orientações da disciplina.
A correção automática de textos é realizada diretamente no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Instituição de Ensino Superior (IES), sem que o aluno precise utilizar um sistema específico da Gomining. Quando o aluno submeter o seu texto, o sistema fará a correção em poucos segundos e será capaz de devolver um feedback e uma nota, ambos parametrizáveis. Esse feedback instantâneo possibilita a melhoria contínua da educação, uma vez que, imediatamente retroalimenta o processo de aprendizagem do estudante.
Benefícios de ter correção automática de textos na sua IES:
- Entrega de nota e feedback personalizados em segundos;
- Ter ganhos de escala nas atividades de texto;
- Aumento da produtividade;
- Oferecer a melhor tecnologia em correção textos para alunos e professores;
- Redução de custo com as horas de correção;
- Diminuição da sobrecarga de trabalho e do esgotamento emocional dos professores;
- Equipe de professores focada no planejamento das aulas, na inteligência pedagógica e no relacionamento com o aluno;
- Padrão das correções;
- Acesso a relatórios de desempenho individual e coletivo que contribuem com a gestão acadêmica e com uma tomada de decisão mais assertiva;
- Tudo integrado dentro do AVA da IES.
O que falam sobre a Gotexting:
Confira o depoimento de clientes que já usam a nossa ferramenta para correção automática de textos na sua IES:
“Antes da Gotexting, tínhamos previsto para o ano inteiro 1 milhão de correções, o que gerava milhares de horas e 98% dos professores para fazer isso.”
” O principal benefício para o estudante, foi poder voltar a ter as atividades dissertativas, algo que é extremamente necessário no processo de aprendizagem.”
“Sem a Gotexting, é humanamente impossível corrigir a quantidade de atividades que recebemos num tempo de 48 horas.”
“Para a gestão, eu acho que eles ganham a partir do momento que os professores podem tornar o processo de tutoria otimizada, se desprendendo das correções e focando nos alunos que estão mais com mais dificuldades.”
E qual é o impacto das tecnologias para correção automática de textos da Gomining:
Até hoje, já foram corrigidas mais de 6 milhões de atividades, mais de 300 mil horas de trabalho já foram economizadas e mais de 800 mil alunos já foram beneficiados nos principais grupos educacionais do país. Além disso, a Gomining foi reconhecida no Top 10 – melhores Edtechs da América Latina, no Ranking 100 Open Startups 2022.
E agora que você já conhece todos os benefícios da Gotexting, que tal agendar uma conversa com nosso time e entender como levar essa tecnologia pra sua IES? Clique no botão do WhatsApp e envie uma mensagem pra gente!