Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Benefícios da Inteligência Artificial aplicada à educação

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

Você já parou para pensar em como a educação evoluiu com o passar dos anos? Tudo começou na Pré-História, quando os seres humanos perceberam que eram capazes de transmitir conhecimento entre si. Desde então, muitas tecnologias foram criadas e muitos métodos foram otimizados e aperfeiçoados. Um exemplo disso, é o uso da Inteligência Artificial, tecnologia que trouxe novidades para alunos, professores, gestores e instituições de ensino superior. Mas, quais são essas novidades e como elas podem ser utilizadas em prol da comunidade acadêmica? Vejamos alguns exemplos:

Personalização do ensino e da gestão pedagógica

Com a chegada dos computadores, da internet e da IA, surgiram muitas formas de personalizar e otimizar o ensino. Antigamente, todas as informações sobre os alunos e seu desempenho eram registradas em papel e armazenadas em gavetas, tornando a busca e o tratamento desses dados muito demorada e desgastante.

Atualmente, tudo pode ser armazenado em arquivos digitais, facilitando muito o trabalho dos professores e dos gestores. Além disso, com a criação das plataformas de ensino e dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), é possível ter um controle maior sobre quais atividades foram realizadas e qual foi o nível de dificuldade que a turma teve para desempenhar determinada tarefa. Outro benefício de ter acesso a essas informações, é a possibilidade de criar gincanas, oficinas e atividades, baseadas nas disciplinas e assuntos que os alunos mais gostam. Dessa forma, o ensino pode ser personalizado para se adequar às necessidades e preferências dos alunos.

Com toda essa tecnologia, os gestores podem ter um controle maior sobre o que está dando certo em sua instituição de ensino, fazendo com que as decisões que afetam o planejamento pedagógico, possam ser feitas com mais rapidez e assertividade. 

Otimização do trabalho dos professores e gestores

A inserção da IA na educação trouxe enormes melhorias em diversos processos, facilitando muito o trabalho de professores e gestores, profissionais que sofrem com a sobrecarga de atividades. E falando nisso, um dos principais benefícios trazidos pela aplicação da Inteligência Artificial no ensino, foi a otimização do tempo. Por meio das plataformas criadas, os profissionais podem realizar, de forma mais rápida e automatizada, tarefas que antes eram feitas de forma manual. Um exemplo disso, são as ferramentas de correção textual automática, como as produzidas pela Gomining, que corrigem em poucos segundos, as atividades discursivas dos alunos, que antes levavam muito tempo para serem corrigidas, sobrecarregando os professores e impactando diretamente, de forma negativa, na experiência do aluno com a instituição de ensino.

Além disso, essas soluções também proporcionam um feedback personalizado para cada estudante, mostrando para os professores quais pontos devem ser melhorados em cada redação ou resposta dissertativa.

Outro ponto que pode ser melhorado é o tempo gasto com preparação e aplicação de aulas. Segundo um levantamento realizado pela consultoria McKinsey, com educadores do Canadá, Singapura, Estados Unidos e Reino Unido, esse tempo gira em torno de 50 horas semanais, mas pode ser reduzido significativamente com o uso de soluções com Inteligência Artificial e, assim, liberar o professor para focar no que é mais importante: ensinar!

Acesse nosso Linkedin ou canal no YouTube e veja mais conteúdos!

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.

Cadastre-se para receber

nossas novidades