Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Tecnologia como aliada para uma vida mais leve

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

A saúde mental dos professores é um assunto muito importante e deve ser  colocado em pauta com frequência pois esses profissionais estão sempre com a rotina lotada de trabalho, preparando aulas futuras, corrigindo atividades e até aperfeiçoando o seu conhecimento.

Mas, o que pode ser feito para auxiliar na prática e na saúde mental dos professores?

Esse foi o assunto tratado na live realizada pela Gomining, no dia 08/09, em seu canal no YouTube. A live contou com a presença da Simone de Oliveira, CPO da Gomining, e a convidada especial Vanessa Canever, Gestora do Potencial Humano. O foco abordado por elas foi  em como a tecnologia pode ajudar a aliviar a rotina dos professores. Nessa resenha, tratamos um pouco mais sobre como foi a conversa entre elas e quais foram os assuntos abordados.

O ponto inicial do diálogo  foi sobre como a gestão do tempo é algo significante para os professores. Essa é uma questão muito relevante pois, os docentes, são profissionais que estão sempre correndo contra o tempo e podem acabar se esgotando, tanto fisicamente, quanto mentalmente. Assim, encontrar maneiras de aliviar um pouco a rotina  é algo muito benéfico para a saúde mental desses profissionais. Ainda sobre esta questão, Vanessa comentou que a melhor escolha é sempre identificar qual é o ponto em que o seu cotidiano está mais pesado e, com isso, saber que  a tecnologia pode ser uma grande aliada para chegar num melhor resultado.

E como a tecnologia pode ajudar nesta busca por uma vida mais leve?

Simone completou dizendo que, hoje em dia, existem inúmeras tecnologias capazes de ajudar os professores a aliviarem a sua carga horária. Ela também lembrou que todas as tecnologias são criadas com o intuito de potencializar a ação humana.

Outro ponto abordado foi a forma  em que a tecnologia voltada para a educação (por exemplo, o corretor de textos desenvolvido pela Gomining) pode ser utilizada pelos professores e como ela pode auxiliá-los em sua jornada. Simone explicou todas as mudanças trazidas pela IA que estão acontecendo na área da  educação e como isso pode facilitar o trabalho dos docentes.

Colocar a vida pessoal como uma das prioridades também foi um assunto abordado na conversa. Vanessa comentou que a Inteligência Artificial não consegue deixar a nossa vida mais leve por conta própria, mas sim, consegue auxiliar na liberação de espaço na rotina para que outras atividades sejam realizadas, sejam atividades de trabalho, sejam atividades de lazer.

Para finalizar, é importante lembrar que a tecnologia educacional busca trazer simplicidade para a vida das pessoas. Utilizá-la para diminuir tarefas até então  realizadas de forma manual acaba sendo prático e auxilia no desenvolvimento da saúde psíquica. A IA pode auxiliar diretamente nas atividades dos professores, tornando os mesmos mais felizes e realizados, pois estarão mais descansados e com a mente mais aliviada. A tecnologia é uma aliada e não uma inimiga.

Assista a live na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=0A1jNaspKEU&t=15s

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.
Com a popularização dessa tecnologia, é comum que os professores se deparem com termos desconhecidos e muitas vezes até estranhos. Neste sentido, listamos alguns dos termos mais usados para quando falamos de IA aplicada à educação.

Cadastre-se para receber

nossas novidades