Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Uso de Inteligência Artificial na Correção Automática de Textos

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

No dia 10 de agosto de 2021, a Gomining convidou para um diálogo, ao vivo,  a docente Carolina Zuppardi, Dra. Em Linguística Aplicada e pesquisadora em Linguística de Corpus, profissional atuante na Educação Digital.  Com muito profissionalismo, as especialistas trouxeram curiosidades e fundamentações teóricas  sobre a Inteligência Artificial na correção automática de textos e outras atividades discursivas.

O recurso tecnológico da correção automática opera a partir de um conjunto de regras e padrões baseados em estudos da Linguística e parametrizados para atingir os objetivos do professor e da Instituição de Ensino, analisando de forma rápide e precisa critérios de gramática, coerência, coesão, estrutura textual e paragrafação, fuga do tema e plágio. Programada por inteligência humana,ou seja, o professor apoia a IA e a IA apoia o professor, a ferramenta é  solução prática e funcional para manter a qualidade do Ensino a Distância, em grandes escalas.

A Gotexting, é o produto da Gomining que tem este funcionamento: análise de correção de atividades discursivas, com feedback personalizado e informações de acompanhamento para o professor e para a instituição.  A ferramenta é fundamentada em pesquisas acadêmicas e testes que validam a eficácia do produto.

Desta forma, com apoio da tecnologia, o docente tem mais tempo para outras demandas como planejamento e execução de tarefas. Além disso, a instituição e seus gestores têm um retorno rápido para tomada de decisões assertivas.

Da mesma forma, aparece na avaliação automática e no seu resultado, o ponto da metacognição: suporte para que o estudante posso aprimorar seu conhecimento através da recomendação de conteúdo e aprimoramento da sua escrita, monitorando e auto-regularndo os processos cognitivos.

Com este acompanhamento personalizado, o objetivo principal da correção automática é o foco na qualidade de ensino do estudante e de sua IES.

Para a Educação Básica, a Gomining está lançando a solução de correção automática para o ENEM: uma ferramenta que funciona não só para corrigir a  redação mas para  preparar o estudante de acordo com as 5 competências para o Exame Nacional do Ensino Médio, recebendo feedback detalhado e orientações para seu progresso rumo a nota Mil.

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.

Cadastre-se para receber

nossas novidades