Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Tendências Educacionais para 2022

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

Educação e Tecnologia não ficarão mais tão distantes uma da outra. Mesmo de forma imprevisível, podemos acompanhar que, de modo geral, o movimento de aproximação entre elas durante a pandemia, ficou muito fortalecido. Agora, toda movimentação do sistema de ensino no Brasil acontecerá com forte inserção das tecnologias na educação.

Em 2022, as tecnologias digitais estarão sendo desenvolvidas de maneira marcante em:

Educação a Distância:

Além de fortalecer e estabilizar esta modalidade de ensino, provavelmente acontecerá uma ampliação das formas de financiamento para o Ensino Superior.

Aprendizagem híbrida:

Diante da instabilidade dos acontecimentos pós-pandemia, a aprendizagem híbrida continuará aparecendo como um ponto de equilíbrio entre o ensino presencial e o ensino remoto.

Digitalização da comunicação:

Com o aumento da conectividade, os canais de comunicação aparecerão muito mais no meio educacional pela adoção de ferramentas de comunicação digital como sites, blogs, ambientes virtuais, redes sociais, etc.

Ensino personalizado:

Com foco em adaptar o ensino às demandas da sociedade, o ensino personalizado surge como uma tendência educacional que levará em consideração as características individuais dos alunos ou de um grupo específico. Isto já acontece nas plataformas adaptativas.

Plataformas adaptativas:

São desenvolvidas com uma tecnologia de inteligência computacional que, além de sugerir ao aluno a maneira como ele conduzirá melhor a sua aprendizagem (vídeo, jogos, atividades interativas, textos, etc.), possibilitará o avanço ou não para o aprendizado de outros conteúdos, dando importância para o seu progresso nas ações realizadas na plataforma.

Humanização do ensino:

Com o apoio das Tecnologias Digitais, surge uma nova forma de ensino que poderá aproximar e desenvolver questões críticas do ambiente escolar como o bullying e a inclusão, por exemplo.

Digitalização da gestão financeira escolar:

As tecnologias também estarão apoiando os gestores e administradores com otimização de recursos, tempo e finanças, além de estar fortalecendo o sistema de ensino da instituição.

Com tantas mudanças e impactos trazidos pela pandemia, a Educação, em linhas gerais, precisará planejar um 2022 que percorra a movimentação destas tendências e, junto com elas, esteja alcançando soluções viáveis de aprendizagem.

Texto por: Sabrina Casali de Souza e Simone de Oliveira

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.
Com a popularização dessa tecnologia, é comum que os professores se deparem com termos desconhecidos e muitas vezes até estranhos. Neste sentido, listamos alguns dos termos mais usados para quando falamos de IA aplicada à educação.

Cadastre-se para receber

nossas novidades