Você sabe como é realizada a correção da redação do ENEM? A redação do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, é a única parte subjetiva da prova. Sendo assim, isto traz critérios específicos que podem alavancar diferenças para a nota final do estudante.
A Realização da Prova
Durante a realização da prova de redação, o candidato deve partir do tema proposto e dos textos motivadores, sem copiá-los, desenvolvendo uma produção textual que esteja dentro do formato dissertativo – argumentativo, ou seja, defender uma tese sobre o tema, levando em consideração argumentos consistentes. Também, é necessário concluir com uma proposta de intervenção social para o problema exposto no decorrer da redação.
É importante que os participantes leiam e busquem informações pontuais na cartilha de redação do ENEM do referido ano do exame. Nesta cartilha, estão especificados os critérios de correção e como ela acontece. Ainda, é possível acessar exemplos de redação que alcançaram Nota Mil no ano anterior. De forma prática, as redações são avaliadas de acordo com as 5 competências, cada uma somando 200 pontos, totalizando 1000 (mil) pontos. São elas: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
O Processo de Correção da Redação
Cada prova é analisada por dois corretores. Caso aconteça de haver uma diferença de 100 pontos em relação à nota final ou 80 pontos em relação a alguma das competências, a prova é analisada por um terceiro corretor. Caso esta diferença ainda continue aparecendo, a redação é avaliada por uma banca que atribuirá a nota final do estudante.
Para não zerar a prova de redação, o participante deve observar que seu texto não tenha fuga do tema, respeite a tipologia dissertativa-argumentativa, apresente mais de sete linhas escritas, não mostre cópia dos textos motivadores ou da proposta, não tenha palavras ilegíveis ou em língua estrangeira. Também é recomendado não entregar a folha de redação em branco, com desenhos ou outros sinais gráficos sem função clara.
Conheça as ferramentas da GoMining
Assim, para estar bem preparado, uma ótima opção é que o candidato possa acessar junto à sua instituição de ensino, a ferramenta da Plataforma GO ENEM, podendo treinar diversos temas e ter um retorno de correção automática com notas por competência, com dicas e feedbacks detalhados do que precisa ser ampliado na sua redação.