Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Saiba como alcançar nota mil na Redação do ENEM

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

Se você é estudante do Ensino Médio e está se preparando para o Exame Nacional, o ENEM, já deve ter se preocupado em preparar-se para conseguir atingir notal mil na prova de redação! Parece não ser tão simples, mas com algumas estratégias e conhecimentos, muitos alunos podem ter ótimos resultados e muito sucesso ao finalizar o teste.

Entendendo a Estrutura da Redação

Para começar, é fundamental saber que a nota da redação é composta por cinco blocos de 200 pontos. Cada um deles corresponde a uma das competências que deve ser atingida: capacidade de dominar a escrita formal da Língua Portuguesa, entender a proposta de redação aplicando conceitos diversos para desenvolver o tema, organizar argumentos em defesa de um ponto de vista, demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos  necessários para a composição da argumentação, e elaborar uma proposta de intervenção para o problema abordado, que respeite os direitos humanos.

Atenção nos textos motivadores

É imprescindível que o candidato leia os textos motivadores com muita atenção e, a partir desta leitura, entenda a situação proposta. Com esta interpretação, pode-se iniciar a produção textual que deve ser dissertativa-argumentativa. Este ponto é muito relevante para ter uma redação coerente: a estrutura do texto deve ser argumentativa, considerando o tema, um posicionamento sobre o assunto (baseado em argumentos) e uma proposta de mediação que ajude a solucionar a questão motivadora.

O ENEM exige um posicionamento claro do estudante. Para conseguir manifestar isto de forma escrita acessível, os alunos devem ter precisão na escolha dos conectivos que ligarão as frases e os parágrafos do seu texto. Assim, consegue-se produzir um texto com coesão. Além disso, para desenvolver uma boa argumentação, o candidato precisa ter muita leitura e conhecimentos gerais para selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista.

Cuidado com a fuga ao tema

Para finalizar, é bom lembrar que, para não fugir do tema, deve-se fazer um recorte temático e ampliá-lo de forma organizada no decorrer do desenvolvimento de seu texto. Usar uma linguagem formal e objetiva também ajudará. Assim, ter um conjunto de conhecimentos sólidos, se preparar bem e cumprir as determinações da prova, ajudará de forma concreta o candidato a alcançar nota mil na sua redação!

——————————————————————————————————————-

Profª Esp. Sabrina Casali de Almeida de Souza – Time Pedagógico da Gomining

Professora de Língua Portuguesa, licenciada em Letras, pós-graduada em Psicopedagogia e colaboradora da Gomining.

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.
Com a popularização dessa tecnologia, é comum que os professores se deparem com termos desconhecidos e muitas vezes até estranhos. Neste sentido, listamos alguns dos termos mais usados para quando falamos de IA aplicada à educação.

Cadastre-se para receber

nossas novidades