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Professor, não fuja mais das competências digitais!

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Novo ano, novas tendências educacionais, a pandemia que ainda não findou e surge a questão que não pode mais ficar sem resposta: Por que os professores precisam cada vez mais das competências digitais? Refletindo sobre alguns conceitos, alguns professores aproximaram-se de uma resposta: Porque a tecnologia faz parte da vida do estudante, ela perpassa todas as áreas do conhecimento.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, (BNCC), as competências digitais são parte de uma nova exigência, tanto para alunos como para professores, de todos os níveis. Está conceituada na 5ª competência como:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva”

Com essa descrição no documento, percebe-se que a competência digital é fundamental para a comunicação, desenvolvimento cultural e desenvolvimento de aprendizagens interativas e autônomas durante o processo de ensino e aprendizagem. Este é o principal motivo pelo qual os professores podem estar engajados à tecnologia, enfrentando a crise e utilizando as competências digitais como parceiras, não fugindo mais desta inovação tão importante!

Quando se sinaliza que os docentes não tem mais necessidade de fugir das questões tecnológicas, tenta-se tornar uma exigência da BNCC como requisito essencial para promover aprendizados significativos no atual modelo educacional. Então, mesmo não sendo fácil, é preciso começar por algum lugar: o planejamento.  Um dos objetivos visados é a cidadania digital. Desta forma, não basta conhecer e saber utilizar a tecnologia, mas como nos comportamos diante delas, potencializando o ensino e abordando novas maneiras de trabalhar o currículo proposto, sendo um importante suporte para desenvolver competências essenciais ao mundo moderno, como empatia, colaboração e habilidades socioemocionais.

Em busca disto, as equipes gestoras precisam investir em formação docente e capacitação. Já, os professores, podem aproveitar o período de início do ano letivo, para correr atrás de aperfeiçoamento.

Dicas da GoMining

A Gomining, que está sempre apoiando o trabalho do professor, da instituição e da sua equipe pedagógica, tem algumas dicas:

  • Cursos gratuitos: algumas empresas de tecnologia oferecem cursos gratuitos, com certificações oficiais, que melhoram o currículo;
  • Uso de aplicativos: muitos vídeos e tutorias auxiliam no uso e funcionamento de apps que podem enriquecer desde o planejamento até a avaliação do professor;
  • Formação oferecida pelo MEC: o governo disponibiliza o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado) que é um programa de formação voltado para o uso didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no cotidiano escolar. São ofertados os seguintes cursos: Introdução à Educação Digital; Tecnologias na Educação; Elaboração de Projetos; Redes de Aprendizagem e Projeto UCA (Um Computador por Aluno);
  • Leitura de artigos ou participação em lives sobre o tema: muitos pesquisadores e profissionais da educação estão promovendo debates importantes sobre as competências digitais. Pesquise blogs ou siga profissionais que ajudam a desenvolver estas habilidades.

A Gomining também está engajada em produzir conteúdos relevantes sobre educação e tecnologia para os professores. Para acessar, basta acompanhar os textos aqui no blog, na nossa página no Instagram (@gomining_edu) e o nosso canal no YouTube (Gomining Edu).

Texto por: Sabrina Casali de Almeida de Souza

A potencialização do ensino passa pelo uso de softwares e soluções tecnológicas que aperfeiçoam o aprendizado em um mundo digital. Para entender melhor, o conceito de software educacional, precisa-se saber que é um programa de computador, um aplicativo ou um sistema que tem a função de facilitar algum processo na educação.

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