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Produção de Texto e Laboratório de Informática: Uma dupla e tanto para as aulas de Língua Portuguesa

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Início de ano, época de fazer um levantamento sobre a bagagem de conhecimento que os estudantes estão trazendo dos anos anteriores. Para as aulas de Língua Portuguesa, não é diferente! Porém, a proposta é desafiadora quando é necessário desenvolver diversas habilidades de comunicação, essenciais não só para a área das Linguagens mas para todas as áreas do conhecimento. Assim, começa o planejamento de muitos professores. Por que não deixá-los escrever, escrever e escrever, para mostrar tudo aquilo que já dominam? A verdade é que podemos fazer isto de uma forma bem prática e funcional utilizando o Laboratório de Informática da escola.

De acordo com a BNCC, é importante construir o domínio gradual da habilidade de produzir textos em diferentes gêneros, tendo como objetivo principal a interação e a autoria. Nos anos iniciais, isso corresponde saber para que serve a escrita e como ser competente para praticá-la. Nos anos finais, para alcançar esse conhecimento, é considerável levar até os estudantes situações reais de uso da língua, para que as crianças e os adolescentes tenham motivos úteis para escrever. Nesse processo, sair da convencionalidade e usar o Laboratório de Informática pode ser algo muito proveitoso, tanto para os alunos como para os professores.

Pode-se começar partindo da ideia de que o estudante saiba refletir e responder o seguinte propósito: quem está escrevendo, qual o objetivo ou função desta escrita, quem vai ler e onde será exposta a produção, ou se vai ser publicada. Com esta organização, ficará mais fácil para que o professor conduza a atividade e para que os alunos tenham, de forma concreta, por onde começar.

Uma vez que se saiba como iniciar, é o momento de desafiar a escrita. É aqui que entra a praticidade do Laboratório de Informática. Muitos educandos sentem-se mais seguros diante da afinidade que possuem com o computador, com a tecnologia. Em geral, eles constroem boas ideias, projetam algo original para responder à proposta do professor mas não conseguem colocar isto de forma organizada no papel. Por essa razão, cabe ao docente ajudá-lo a transcrever seus conceitos de forma criativa e desafiadora, utilizando programas educacionais, sites, blogs, mídia interativa e até inteligência artificial.

Por fim, a aula de Produção Textual será muito mais produtiva e usual. Além de se dedicar somente a escrita, os estudantes poderão fazer pesquisas, buscar infográficos e outras informações para complementar suas ideias, acessar ebooks, dicionários on line, fazer postagens e muito mais. Todos os envolvidos, alunos e professores, sentir-se-ão parte ativa e importante no desenvolvimento do processo da produção de texto.


Profª Esp. Sabrina Casali de Almeida de Souza – Time Pedagógico da Gomining

Professora de Língua Portuguesa, licenciada em Letras, pós-graduada em Psicopedagogia e colaboradora da Gomining.

A potencialização do ensino passa pelo uso de softwares e soluções tecnológicas que aperfeiçoam o aprendizado em um mundo digital. Para entender melhor, o conceito de software educacional, precisa-se saber que é um programa de computador, um aplicativo ou um sistema que tem a função de facilitar algum processo na educação.

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