Com tantas mudanças na área da Educação desde 2019, uma das mais comentadas tendências para a educação em 2022 é a concretização das plataformas adaptativas que são organizadas com uma tecnologia de inteligência computacional que, além de dar sugestões para o aluno sobre a forma como ele consegue aprender melhor (vídeo, jogos, atividades interativas, textos, etc.), pode possibilitar o avanço ou não para o aprendizado de outros conteúdos, levando em conta o seu progresso nas ações realizadas na plataforma.
As plataformas adaptativas, de maneira geral, auxiliam professores, gestores e redes de ensino a encontrarem formas de dar mais autonomia para os estudantes, a partir da personalização do processo de aprendizagem e, até de conteúdos ou desenvolvimento de habilidades e competências.
Conheça algumas plataformas adaptativas:
Dreamshaper:
Pode ser considerada uma plataforma adaptativa no contexto em que apoia o professor a colocar em prática metodologias de ensino baseados em projeto, além de auxiliá-los na promoção do desenvolvimento de habilidades socioemocionais e do mundo do trabalho nos alunos. A proposta é que os professores orientem na construção de projetos relacionados às suas disciplinas ou cursos via plataforma. Para os estudantes, o Dreamshaper deve servir como guia, por meio de uma metodologia de passo a passo, para a criação de tarefas e projetos, dando aos alunos base para ganhar autonomia para pesquisar e debater cada etapa dos projetos, das pesquisas ou das resoluções de negócios.
Smart Sparrow:
Esta plataforma é destinada para o médio e superior, sendo a primeira a permitir que qualquer pessoa crie seu curso interativo e adaptativo.
DreamBox Learning:
É uma plataforma adaptativa de matemática para ensino básico e fundamental 1, que utiliza a lógica da gamificação para personalizar o ensino a partir de todas as decisões, resoluções, cliques e dúvidas de cada aluno.
Grockit:
É uma empresa de aprendizado colaborativo que começou como uma plataforma teste com intuito de preparar estudantes para provas. O programa é personalizado não só de acordo com as respostas certas e erradas dos alunos, mas também avaliando a maneira como eles respondem às questões. A plataforma inclui grupos de estudo, vídeos, instrutores ao vivo e games.
ScootPad:
É uma plataforma adaptativa para estudantes do ensino fundamental desenvolverem habilidades de leitura e matemática. Com planos gratuitos, o site oferece informações em tempo real para os professores, baseados em aprendizado por meio de jogos, tem parcerias com o Google in Education, o Edmodo e a Schoology Platform.
Texto por: Sabrina Casali de Almeida de Souza