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Itinerário formativo, aprendizado por competências e o novo Ensino Médio

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Desde que a implementação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, muitas mudanças vêm acontecendo na formação de alunos desse nível e muitas escolas, famílias e estudantes continuam com dúvidas sobre esse novo formato de ensino. Partindo disto, a Gomining recebeu, no dia 21 de outubro, o parceiro Felipe Rodrigues, diretor das operações pedagógicas da DreamShaper no Brasil, para um bate-papo virtual sobre itinerário formativo, aprendizado por competências e o novo Ensino Médio.

A founder da Gomining, Simone de Oliveira, que é Dra. em Informática na Educação, Ma. em Educação, Especialista e gestora em EAD, professora e pesquisadora nas áreas de educação e tecnologia juntamente com Felipe, trouxe reflexões e conhecimentos muito oportunos para quem estava buscando saber mais sobre Ensino Médio.

O “novo” Ensino Médio foi pensado para atender expectativas dos estudantes, formando-os de uma maneira mais ativa e participativa na sua realidade.  A carga horária foi ampliada de 1.800/horas de formação básica para mais 1.200/horas de itinerários formativos curriculares. Estes itinerários formativos são experiências de aprendizagens que levam a uma formação à parte, na qual o estudante fará escolhas com base nas suas preferências e intenções de carreira.  Os itinerários estão divididos em 3 tipos:

  • Área do conhecimento
  • Formação técnica e profissional
  • Integrado

As ações pedagógicas dos itinerários formativos do novo ensino médio se desenvolvem a partir de 4 eixos estruturantes. Esses eixos conectam experiências educativas com a realidade contemporânea e auxiliam os alunos a desenvolverem habilidades relevantes para a formação. São eles:

  • Investigação científica: investigação da realidade a partir de vivências e experiências práticas da realidade.
  • Mediação e intervenção cultural: envolvimento na vida pública via projetos de mobilização e intervenção sociocultural.
  • Empreendedorismo: esse eixo tende ao estímulo dos alunos para que possam criar projetos pessoais a partir da identificação de desafios, o planejamento de testes e o aprimoramento desta ideia esboçada.
  • Processos criativos: elaboração de projetos com foco em criatividade

Você pode assistir a live completa, acessando nosso canal no YouTube: Gomining Edu

A potencialização do ensino passa pelo uso de softwares e soluções tecnológicas que aperfeiçoam o aprendizado em um mundo digital. Para entender melhor, o conceito de software educacional, precisa-se saber que é um programa de computador, um aplicativo ou um sistema que tem a função de facilitar algum processo na educação.

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