Há bastante tempo, nosso sistema de ensino tem sido alvo de críticas e reflexões. Muitos profissionais da educação e pesquisadores tem buscado novos caminhos para para a construção e avaliação da aprendizagem. Assim, para avançarmos neste sentido, por que não contar com a Inteligência Artificial? Se pudermos olhar o processo de aprendizado como algo em que faça professores, alunos e instituições de ensino avançarem no modo de descobrir novas formas de aprender, é possível utlizarmos a Inteligência Artificial como uma ferramenta a favor de todos.
Num primeiro momento, é essencial que entendamos a movimentação que a instituição educacional, como um todo, precisa fazer para propiciar um ensino diferenciado, flexibilizado, interativo, atraente e inclusivo. Deste modo, os dispositivos de Inteligência Artificial só somam estímulos que levam ao protagonismo da aprendizagem, ao raciocínio, à tomada de decisões e à colaboração na resolução de situações problemas. De forma resumida, temos um diferencial muito significativo que agrega um ambiente propício e favorável, partindo sempre dos conhecimentos que os estudantes já trazem para a sala de aula.
Em seguida, avançando nas questões referentes ao processo de aprendizagem, temos a questão da avaliação. Neste momento, é essencial destacar como é trabalhosa e complicada a função do professor, que precisa ver qualidade e não somente quantidade, que necessita de um olhar individual para cada aluno, sem falar na complexidade de perceber o progresso dos estudantes em todas as habilidades e competências. É por isso, que podemos mediar este esforço com o uso da tecnologia e da Inteligência Artificial.
O professor que leva a tecnologia como recurso para o processo de avaliação das aprendizagens, amplia de forma expressiva e relevante a participação ativa dos estudantes em suas aulas. Além disso, consegue realizar um planejamento mais prático e eficiente, pois a interação e a colaboração estarão em primeiro lugar.
Esta é uma nova movimentação na educação que está trazendo experiências positivas e de grande significância, mostrando novos caminhos que podem ser trilhados. Os benefícios podem ser para todos: para o professor, que adapta conteúdos e consegue acompanhar e apoiar o estudante de forma individualizada e personalizada; para o aluno, que terá mais flexibilidade e prazer na dinâmica de interação, e também para o gestor, que acompanha o processo e otimiza o tempo e os recursos para garantir um ensino de qualidade para todos.
Profª Esp. Sabrina Casali de Almeida de Souza – Time Pedagógico da Gomining
Professora de Língua Portuguesa, licenciada em Letras, pós-graduada em Psicopedagogia e colaboradora da Gomining.