Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Escrever bem pode salvar sua vida profissional

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

Escrever bem não é muito valorizado por algumas pessoas. Muitos afirmam que o importante é “saber se comunicar”. Mas, quando nos deparamos com uma oportunidade em que escrever de forma clara é tão importante como comunicar-se, começamos a repensar esta ideia: escrever bem e de forma correta, pode ser um grande diferencial!

Primeiramente, conhecer a diferença da linguagem oral e escrita, é um passo importante. Depois, saber quem será nosso interlocutor, com quem precisamos dialogar, também influenciará nas palavras que serão escolhidas.  Podemos falar com um familiar de forma íntima e coloquial. Porém, isto não deverá ocorrer quando nos dirigirmos a alguém com mais formalidade. Um colega de trabalho, cliente, diretor ou pessoa que ocupe um cargo específico, deverá ser tratado com mais formalidade. Assim, ter domínio da Língua Portuguesa mostra que temos um nível básico de educação e que estaremos preparados para diversas situações de comunicação.

Numa entrevista de emprego, por exemplo, um candidato que, além de saber comunicar-se com facilidade e clareza, conseguir manter um diálogo formal e escrever de acordo com a norma padrão, terá uma avaliação diferenciada pelo recrutador.

Deste modo, escrever e falar corretamente são essenciais para o desenvolvimento profissional, em todas as áreas. Afinal, de que adianta sermos capacitados em formação e experiência se não conseguirmos transmitir todo nosso aprendizado?

Por isso, é importante contextualizarmos a necessidade da situação em que estamos e qual é a melhor maneira de nos pronunciarmos. Isto poderá salvar nossa vida profissional. Reflita!

Profª Esp. Sabrina Casali de Almeida de Souza – Time Pedagógico da Gomining

Professora de Língua Portuguesa, licenciada em Letras, pós-graduada em Psicopedagogia e colaboradora da Gomining.

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.

Cadastre-se para receber

nossas novidades