O encontro na live de 19 de agosto de 2020, quarta-feira, foi de trocas muito significativas. Os especialistas Fernanda Furuno e Felipe Rodrigues trouxeram uma gama de possibilidades sobre a importância das competências socioemocionais no ambiente educacional.
Eles abordaram o conceito atual de Educador 5.0 e o poder da empatia na nova realidade vivenciada pelo meio educacional e pelas instituições de ensino. As mudanças nos perfis de alunos e professores já está bastante expressiva e com isso, reconhece-se benefícios relevantes da Educação a Distância, apesar da falta que o ensino presencial ainda faz.
Os professores descreveram propostas de projetos desenvolvidos pela DreamShaper, uma plataforma online de aprendizagem baseada em projetos, que apoia escolas e universidades a inovar pedagogicamente. Nesta descrição, começa-se pela empatia: com observação, sentimento, necessidade e pedido. A partir deste ciclo, consegue-se resignificar os resultados nas relações professor x aluno e aluno x professor.
Notou-se que uma aprendizagem baseada em projetos inspira resultados com grandes diferenciais. Por isso, os principais desafios para trabalhar com projetos são: alinhamento, estratégias, reflexão no planejamento, busca para desenvolver as “soft skills” e a tecnologia, ou seja, unir a Inteligência artificial à Inteligência social.