Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

Educador 5.0: Uma experiênica na prática de projetos com Empatia

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

O encontro na live de 19 de agosto de 2020, quarta-feira, foi de trocas muito significativas. Os especialistas Fernanda Furuno e Felipe Rodrigues trouxeram uma gama de possibilidades sobre a importância das competências socioemocionais no ambiente educacional.

Eles abordaram o conceito atual de Educador 5.0 e o poder da empatia na nova realidade vivenciada pelo meio educacional e pelas instituições de ensino. As mudanças nos perfis de alunos e professores já está bastante expressiva e com isso, reconhece-se benefícios relevantes  da Educação a Distância, apesar da falta que o ensino presencial ainda faz.

Os professores descreveram propostas de projetos desenvolvidos pela DreamShaper, uma plataforma online de aprendizagem baseada em projetos, que apoia escolas e universidades a inovar pedagogicamente.  Nesta descrição, começa-se pela empatia: com observação, sentimento, necessidade e pedido. A partir deste ciclo, consegue-se resignificar os resultados nas relações professor x aluno e aluno x professor.

Notou-se que uma aprendizagem baseada em projetos inspira  resultados com grandes diferenciais. Por isso, os principais desafios para trabalhar com projetos são: alinhamento, estratégias, reflexão no planejamento, busca para desenvolver as “soft skills” e a tecnologia, ou seja, unir a Inteligência artificial à Inteligência social.

Acesse aqui a apresentação de slides. 

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.
Com a popularização dessa tecnologia, é comum que os professores se deparem com termos desconhecidos e muitas vezes até estranhos. Neste sentido, listamos alguns dos termos mais usados para quando falamos de IA aplicada à educação.

Cadastre-se para receber

nossas novidades