A pedagoga e doutora em Educação, Andrea Filatro, junto com a Gomining, esteve apresentando em primeira mão, na live de 03 de novembro de 2020, dados importantes sobre o ensino, que serão abordados no seu livro “Data Science na Educação.” Este conceito perpassa três pontos importantíssimos:
- Mineração de dados educacionais
- Learning analytics
- Inteligência Artificial na Educação
Este tema está desenvolvendo-se cada vez mais e tornando-se muito pertinente na gestão educacional pois percebemos o uso de ferramentas estatísticas para o processo de tomada de decisões e também, em questões pedagógicas. Desta forma, partindo do pressuposto de que as pessoas aprendem de forma interativa com o mundo (aprendizagem informal) e assumindo papéis ou realizando atividades num ambiente constituído por recursos, conteúdos e ferramentas (aprendizagem formal), chegamos ao ponto principal: qual a contribuição da ciência de dados para uma visão contextualizada de aprendizagem?
Dentre os vários subsídios, destacamos:
- Análise para rastrear o desenvolvimento de habilidades do século XXI;
- Coleta de dados sobre as melhores práticas de ensino – aprendizagem;
- Formação de grupos adaptáveis;
- Moderação inteligente e
- Agentes virtuais inteligentes.
Neste encontro entre a Educação e a Ciência de Dados, prioriza-se com base em estudos, significantes, alguns aportes e novas habilidades docentes como:
- Compreensão do que a ciência dedados pode fazer para capacitá-los;
- Interpretação e elaboração de questões sobre os dados;
- Orientação aos estudantes acerca do que a análise de dados está informando;
- Trabalho em equipe ( incluindo assistentes inteligentes).
Para saber mais, acesse a live completa no link: https://www.youtube.com/watch?v=EiWTKHj4yFM