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Conhecendo melhor a tendência da Gamificação

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A Gamificação (do inglês, Gamification) está tornando-se um grande investimento da educação na época comtemporânea. O conceito é muito simples: usar elementos de jogos e tecnologias para envolver as pessoas na direção de algum objetivo. Isto realmente acontece porque a Gamificação é uma estratégia que motiva e facilita aprendizagens em situações reais e dinâmicas.

De acordo com o professor e pesquisador Paulo Antonio Pasqual Júnior (2020), “ Os games, sobretudo, permitem um engajamento que vai muito além deum filme;eles nosjogam dentro de um mundo imaginário que possibilita, muitas vezes, buscar relações com o mundo real.” Deste modo, as instituições que estão aderindo a esta causa, já indicam pontos muito positivos da inserção da Gamificação na educação, como:

  • Torna conteúdos amplos em sequências didáticas mais acessíveis
  • Avalia a progressão do aluno a cada etapa vencida
  • Melhora a memória através de estímulos visuais
  • Inclui estudantes de níveis diferentes
  • Torna o processo de aprendizagem mais prazeroso e mais autônomo
  • Auxilia na solução prática de problemas
  • Incentiva o trabalho em equipe e  o ensino interdisciplinar
  • Desperta o interesse

Além destas convicções, promover a alternativa  da Gamificação, auxilia no propósito de desenvolver habilidades e competências, tornando alunos passivos em alunos ativos e protagonistas, atingido o conhecimento através de suas experiências e vivências.

Referências

Pasqual Jr,Paulo. Pensamento Computacional e Tecnologias: reflexões sobre a educação no século XXI. Caxias do  Sul:EDUCS ENSINO,2020.

As competências digitais utilizam ferramentas tecnológicas que aceleram a inovação e  tornam os estudantes mais produtivos, mais flexíveis e mais capazes de reagir e de se antecipar aos imprevistos, levando a um aprendizado dinâmico e diferenciado.
O plágio é um desafio persistente nas instituições de ensino superior, afetando não apenas a integridade acadêmica, mas também a qualidade da formação dos estudantes. Para lidar com esse problema, as universidades devem adotar estratégias eficazes que promovam a originalidade e a ética intelectual.

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