Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

BNCC e Tecnologias Digitais

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

No contexto escolar, as Tecnologias Digitais  da Comunicação e Informação não deveriam mais ser novidade. Há alguns anos, as tecnologias estão sendo incluídas nos ambientes educacionais, auxiliando na prática docente e no incentivo da aprendizagem dos alunos.

Nessa perspectiva, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observa que a educação seja planejada com base nas competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e sensato das tecnologias digitais, em diversas práticas sociais e em toda a Educação Básica. É o que cita o próprio documento, na competência geral 5:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018)

Deste modo, é muito importante que professores, coordenadores e instituições de ensino  lembrem  de envolver  as tecnologias digitais na educação, não se tratando somente de utilizá-las como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse dos alunos, mas sim de utilizá-las com os alunos para que eles próprios  construam conhecimentos com e sobre o uso dessas TDICs.

Possui interesse?

Leia mais em:

https://curriculo.cieb.net.br/

Inclusão digital como inovação para combater o deficit de leitura, produção e sistematização

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.
Com a popularização dessa tecnologia, é comum que os professores se deparem com termos desconhecidos e muitas vezes até estranhos. Neste sentido, listamos alguns dos termos mais usados para quando falamos de IA aplicada à educação.

Cadastre-se para receber

nossas novidades