No contexto escolar, as Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação não deveriam mais ser novidade. Há alguns anos, as tecnologias estão sendo incluídas nos ambientes educacionais, auxiliando na prática docente e no incentivo da aprendizagem dos alunos.
Nessa perspectiva, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observa que a educação seja planejada com base nas competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e sensato das tecnologias digitais, em diversas práticas sociais e em toda a Educação Básica. É o que cita o próprio documento, na competência geral 5:
“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018)
Deste modo, é muito importante que professores, coordenadores e instituições de ensino lembrem de envolver as tecnologias digitais na educação, não se tratando somente de utilizá-las como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse dos alunos, mas sim de utilizá-las com os alunos para que eles próprios construam conhecimentos com e sobre o uso dessas TDICs.
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