Por Sabrina Casali de Almeida de Souza:
Cada vez mais, as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) ou as TDICs (Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação) estão se tornando imprescindíveis no processo de comunicação, vivências e aprendizagens. Elas mudaram nossa forma de estudar, trabalhar, se relacionar e se comunicar com o mundo. Com isso, precisamos reconhecê-las comos recursos indispensáveis, trazê-las para perto, para apoiar e facilitar diversos acessos, em vários segmentos, principalmente na educação.
Para começar, precisamos lembrar que a sigla TICs remete a todo e qualquer tipo de tecnologia que trate informação e auxilie na comunicação, seja no formato de hardware, software, rede, máquinas, telemóveis em geral ou serviços relacionados.
Nesse sentido, pensando nas possibilidades que influenciam a àrea da Educação, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais tanto de forma transversal – presentes em todas as áreas do conhecimento e destacadas em diversas competências e habilidades com objetos de aprendizagem variados – quanto de forma direcionada – tendo como fim o desenvolvimento de competências relacionadas ao próprio uso das tecnologias, recursos e linguagens digitais –, ou seja, para o desenvolvimento de competências de compreensão, uso e criação de TDICs em diversas práticas sociais.
Assim, as oportunidades com uso de tecnologias devem estar cada vez mais inseridas nos espaços educacionais, promovendo aprendizagens significativas, expressivas e despertando maior interesse e participação dos alunos. Também é importante destacar que o uso responsável das TICs só serão proveitosas ou não, dependendo do jeito que a utilizarmos.
Desta forma, chega-se à conclusão de que como parte da realidade, o professor não será substituído pelas tecnologias, pois ele será o mediador, o planejador, aquele profissional com o potencial criativo e sensibilidade humana que nunca será substituído pelas máquinas.
É o professor que terá em suas mãos a oportunidade de transformar uma tecnologia numa boa ferramenta de aprendizagem!