Por Profª Dra Simone de Oliveira:
A Aprendizagem Ativa é um ponto de partida para avançar nos processos mais profundos de reflexão, de integração cognitiva e de reelaboração de novas práticas. Teóricos como Dewey (1950), Freire (2009), Rogers (1973), Novack (1999), entre outros, enfatizam, há muito tempo, a importância de superar a educação bancária, tradicional e focar a aprendizagem no aluno, como sujeito ativo na construção do conhecimento.
Para aplicação na prática pedagógica da aprendizagem ativa, é relevante compreender como os processos metacognitivos podem nos apoiar. Conforme Flavell (1987), a metacognição é o estudo do conhecimento que trata da natureza dos sujeitos de forma cognitiva em relação às diferentes atividades e sobre as possibilidades de agir de modo também diverso para solução de problemas.
Unir as metodologias e as estratégias da aprendizagem ativa com os processos metacognitivos, é oportunizar a construção do conhecimento com autonomia e repeito ao sujeito cognoscente.
Para refletir…
ALGUNS PROFESSORES PODEM ESTAR SE PERGUNTANDO:
MAS, QUANDO EU APLICO NA MINHA SALA DE AULA, METODOLOGIAS ATIVAS?
Resposta: Quando a proposta ou atividade demandar:
- Habilidade de processar informação (o que o problema me diz)
- Habilidade de raciocínio (como posso explicar isso)
- Habilidade de indagação (o que eu preciso fazer)
- Habilidade de pensamento criativo (existe outra maneira de fazer isso)
- Habilidade de avaliação (poderia ser feito de forma diferente)
E OS PROCESSOS METACOGNITIVOS?
- Tomada de consciência (O que eu já sabia sobre isso?)
- Controle/Autorregulação (O que eu aprendi sobre isso?)
- Autopoiese (O que posso fazer para saber mais sobre isso?)
Aprendizagem Ativa
Alguns exemplos de metodologias ativas são:
- Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) ou Problem-Based Learning (PBL)
- Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE) ou Team-based learning (TBL)
- Sala de Aula invertida ou Flipped Classroom
- Aprendizagem Baseada em Projetos (Ensino e Aprendizagem)
- Think Pair Share (TPS)
- Peer Instruction
Alguns exemplos de estratégias ativas são:
- Storytelling
- IIR Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade
- Gamificação
- Text Mining
- Just in Time Teaching
- Thinking Outside
- Lógica de Programação e Robótica
- Design Thinking
- IBL – Inquiry Based Learning
- Mapas conceituais
Para aprofundar mais sobre este assunto, participe do curso “Os desafios da educação atual: por uma educação que transforma vidas” , com certificação Gomining!! Aguardamos a sua inscrição pelo link: https://cursos.avagomining.com.br/