A tecnologia educacional é essencial nas instituições de ensino. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vê-se a inserção da tecnologia como diretriz do novo documento e elemento chave na aprendizagem de crianças e adolescentes de uma geração rápida, inovadora, criativa e muito virtual. Com o propósito de tornar o estudante do século XXI um protagonista da sociedade onde vive, a BNCC propõe o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para desenvolver cidadãos ativos, prudentes e capazes de transformação. Para tanto, é necessário que ocorra uma modernização das práticas e recursos pedagógicos que estão sendo aplicados nas escolas. Muitas destas instituições de ensino já estão no processo de renovação, trazendo a tecnologia a favor da aprendizagem, buscando formação específica para os professores e investindo em inteligência artificial.
Assim, partindo da ideia de modernização do ensino e inserção da tecnologia, já surgiram muitas ideias inovadoras e práticas que favorecem o planejamento e atuação do professor, bem como facilitam a aprendizagem dos estudantes e o acompanhamento acessível das coordenações pedagógicas. Entre elas, destacam-se uma diversidade de ferramentas educacionais, livros digitais, laboratórios móveis com acesso à computadores e tablets, materiais interativos e aplicativos educacionais, cursos on-line, desenvolvimento de projetos como a robótica e a correção automática de textos, vídeos, áudios, músicas e imagens.
Entre estes exemplos de novidades educativas, evidencia-se no momento, plataformas digitais como a Gomining. Esta, oferece ferramentas pesquisadas e desenvolvidas como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Neste caso, há um apoio de correção automática de textos nas respostas discursivas, construção de mapas mentais automáticos e análise de coerência textual.
Desta maneira, considera-se que é muito importante o investimento em tecnologias educacionais pois não se está somente fazendo uma adequação às diretrizes da BNCC mas também se está focando na proximidade com a realidade dos alunos. Assim, consegue-se alcançar a atenção dos estudantes, ganhar o interesse dos pais em matricular seus filhos numa instituição atualizada, contemporânea e, ainda por cima, facilita-se a prática docente.
Este é o objetivo principal da inovação e tecnologia a favor da aprendizagem: fazer com que o aluno pense criticamente em sala de aula, interagindo, participando e propondo soluções para as situações problemas de sua realidade.
Sabrina Casali de Almeida de Souza – Time Pedagógico da Gomining
Professora de Língua Portuguesa, licenciada em Letras, pós-graduada em Psicopedagogia e colaboradora da Gomining.