Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

A Tecnologia a favor da Aprendizagem

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

A tecnologia educacional é essencial nas instituições de ensino. Com a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), vê-se a inserção da tecnologia como diretriz do novo documento e elemento chave na aprendizagem de crianças e adolescentes de uma geração rápida, inovadora, criativa e muito virtual. Com o propósito de tornar o estudante do século XXI um protagonista da sociedade onde vive, a BNCC propõe o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para desenvolver cidadãos ativos, prudentes e capazes de transformação. Para tanto, é necessário que ocorra uma modernização das práticas e recursos pedagógicos que estão sendo aplicados nas escolas. Muitas destas instituições de ensino já estão no processo de renovação, trazendo a tecnologia a favor da aprendizagem, buscando formação específica para os professores e investindo em inteligência artificial.

Assim, partindo da ideia de modernização do ensino e inserção da tecnologia, já surgiram muitas ideias inovadoras e práticas que favorecem o planejamento e atuação do professor, bem como facilitam a aprendizagem dos estudantes e o acompanhamento acessível das coordenações pedagógicas. Entre elas, destacam-se uma diversidade de ferramentas educacionais, livros digitais, laboratórios móveis com acesso à computadores e tablets, materiais interativos e aplicativos educacionais, cursos on-line, desenvolvimento de projetos como a robótica e a correção automática de textos, vídeos, áudios, músicas e imagens.

Entre estes exemplos de novidades educativas, evidencia-se no momento, plataformas digitais como a Gomining. Esta, oferece ferramentas pesquisadas e desenvolvidas como facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem. Neste caso, há um apoio de correção automática de textos nas respostas discursivas, construção de mapas mentais automáticos e análise de coerência textual.

Desta maneira, considera-se que é muito importante o investimento em tecnologias educacionais pois não se está somente fazendo uma adequação às diretrizes da BNCC mas também se está focando na proximidade com a realidade dos alunos. Assim, consegue-se alcançar a atenção dos estudantes, ganhar o interesse dos pais em matricular seus filhos numa instituição atualizada, contemporânea e, ainda por cima, facilita-se a prática docente.

Este é o objetivo principal da inovação e tecnologia a favor da aprendizagem: fazer com que o aluno pense criticamente em sala de aula, interagindo, participando e propondo soluções para as situações problemas de sua realidade.


Sabrina Casali de Almeida de Souza – Time Pedagógico da Gomining

Professora de Língua Portuguesa, licenciada em Letras, pós-graduada em Psicopedagogia e colaboradora da Gomining.

Na área da educação, a inteligência artificial passará não apenas pelas inovações em sala de aula, mas também na gestão educacional. Muitos sistemas baseados em IA poderão auxiliar na otimização de processos administrativos, proporcionando uma gestão mais eficiente, objetiva e transparente.
Com a popularização dessa tecnologia, é comum que os professores se deparem com termos desconhecidos e muitas vezes até estranhos. Neste sentido, listamos alguns dos termos mais usados para quando falamos de IA aplicada à educação.

Cadastre-se para receber

nossas novidades