Com toda a movimentação pela qual a educação tem passado, muitos pesquisadores e profissionais da área têm comprovado o quanto a Inteligência Artificial pode trazer benefícios na área do ensino, dentre elas, a própria qualificação da escrita dos estudantes. Escrever não está entre as atividades mais apreciadas pelos estudantes, por isso, treiná-la de uma forma inovadora e desenvolvê-la com auxílio de tecnologia, pode ser algo muito motivador. É por esta razão que, atualmente, enfatiza-se que a Inteligência Artificial pode ser um apoio para a qualificação da escrita.
Para conduzir isto a realidade, pode-se começar pensando em transformar o ensino da leitura e da escrita num ambiente personalizado. Trazer plataformas que fazem o estudante interagir e ter um amparo individualizado, com acesso a materiais diversos como referência e intertextualidade, com feedback rápido, oportunidade de pesquisar e também de reescrever o que produziu, é uma ação educativa bem diferenciada. Esta oportunidade singular em que inserimos o processo de aprendizagem é algo que faz o aluno entender a escrita como funcional, que tem utilidade na sua rotina e que faz parte da sua vida social e comunicativa.
Assim, considera-se que a Inteligência Artificial pode se adaptar às necessidades dos estudantes e também ajudar o professor a compreender de forma mais prática o comportamento dos alunos, oferecendo a ele sugestões capazes de amenizar ou reduzir as dificuldades encontradas pelos educandos, o que pode evitar a desistência de estudar e a própria evasão escolar.
A valorização desta nova maneira de ensinar e aprender a escrita é algo que reconhece que os estudantes de hoje pertencem a uma geração virtual e tecnológica, onde a maior parte das formas de comunicação passa pelo celular e pela internet. Portanto, exercitar uma forma de ler e escrever com auxílio de tecnologia, fará os alunos desenvolverem a comunicação, reconhecendo principalmente a diferença dos tipos de linguagem (formal e informal), como, quando e para quem direcioná-las.
——————————————————————————————————————-
Profª Esp. Sabrina Casali de Almeida de Souza – Time Pedagógico da Gomining
Professora de Língua Portuguesa, licenciada em Letras, pós-graduada em Psicopedagogia e colaboradora da Gomining.