Fique por dentro das nossas novidades 

Blog Gomining

A Inteligência Artificial como apoio na qualificação da escrita dos estudantes

Compartilhar em:

Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

< Voltar para o Blog

Com toda a movimentação pela qual a educação tem passado, muitos pesquisadores e profissionais da área têm comprovado o quanto a Inteligência Artificial pode trazer benefícios na área do ensino, dentre elas, a própria qualificação da escrita dos estudantes.  Escrever não está entre as atividades mais apreciadas pelos estudantes, por isso, treiná-la de uma forma inovadora e desenvolvê-la com auxílio de tecnologia, pode ser algo muito motivador. É por esta razão que, atualmente,  enfatiza-se que a Inteligência Artificial pode ser um apoio para a qualificação da escrita.

Para conduzir isto a realidade, pode-se começar pensando em transformar o ensino da leitura e da escrita num ambiente personalizado. Trazer  plataformas que fazem o estudante interagir e ter um amparo individualizado, com acesso a materiais diversos como referência e intertextualidade, com feedback rápido, oportunidade de pesquisar e também de  reescrever o que produziu,  é uma  ação educativa bem diferenciada. Esta oportunidade singular em que inserimos  o processo de aprendizagem é algo que faz o aluno entender a escrita como funcional,  que tem utilidade na sua rotina e que faz parte da sua vida social e comunicativa.

Assim, considera-se que a Inteligência Artificial pode se adaptar às necessidades dos estudantes e  também ajudar o professor a compreender de forma mais prática o comportamento dos alunos, oferecendo a ele sugestões capazes de amenizar ou reduzir as dificuldades encontradas pelos educandos, o que pode evitar a desistência de estudar e a própria evasão escolar.

A valorização desta nova maneira de ensinar e aprender a escrita é algo que reconhece que os estudantes de hoje pertencem a uma geração virtual e tecnológica, onde a maior parte das formas de comunicação passa pelo celular e pela internet. Portanto, exercitar uma forma de ler e escrever com auxílio de tecnologia, fará os alunos desenvolverem a comunicação, reconhecendo principalmente a diferença dos tipos de linguagem (formal e informal), como, quando e para quem direcioná-las.

——————————————————————————————————————-

Profª Esp. Sabrina Casali de Almeida de Souza – Time Pedagógico da Gomining

Professora de Língua Portuguesa, licenciada em Letras, pós-graduada em Psicopedagogia e colaboradora da Gomining.

A potencialização do ensino passa pelo uso de softwares e soluções tecnológicas que aperfeiçoam o aprendizado em um mundo digital. Para entender melhor, o conceito de software educacional, precisa-se saber que é um programa de computador, um aplicativo ou um sistema que tem a função de facilitar algum processo na educação.

Cadastre-se para receber

nossas novidades