PEQUENAS E MÉDIAS IES: O DESAFIO PELA SOBREVIVÊNCIA

No dia 06 de abril, o diálogo da live da Gomining foi sobre “Pequenas e Médias IES: o desafio pela sobrevivência”, com o convidado Norton Moreira. Nesse encontro, o debate promovido trouxe a perspectiva da educação superior no Brasil, o papel da tecnologia na transformação digital da aprendizagem com foco na competitividade e sustentabilidade das instituições de ensino superior.

De acordo com o mercado acadêmico, que é muito heterogêneo, percebe-se uma lógica variável nas necessidades e expectativas das pequenas e/ou médias instituições. Muitas destas IES fazem parte de grupos educacionais e, pensando num futuro próspero, temos quatro cenários que poderão trazer mais estudantes para as Instituições de Ensino Superior. São eles:

  • Aumento do número de consumidores mais exigentes;
  • Transformação digital pós-pandemia;
  • Novos produtos no mercado;
  • Grupos Educacionais e Consolidadores poderão avançar em escala devido à transformação do mercado.

 

Assim, para crescer em escala, com diferencial, independente do ensino presencial ou EAD, o importante é ter foco no Ensino Digital. Este é o grande potencial contemporâneo que pode auxiliar as organizações a terem um crescimento e também a planejarem a transformação da aprendizagem com investimentos.

Segundo o convidado, a solução de crescimento das IES deve ser orientada pela vivência dos principais “stakeholders”: escola, professor, empresa (mercado) e aluno. Também é essencial pensar num resultado que aproveite a convergência que vem acontecendo sobre como será a educação no futuro e criar um caminho em consonância com as novas tendências, por exemplo: ensino híbrido, metodologias ativas, adaptação e flexibilidade do currículo e “lifelong learning.”

Para assistir a live completa, acesse: https://youtu.be/IL8R-QwDdj4