O uso da Inteligência Artificial na Análise Textual

 

No dia 11 de dezembro de 2020, a Gomining Educacional e a professora Dra. Maria Carolina Zuppardi, referência como pesquisadora e consultora educacional, estiverem proporcionando um momento muito significativo de aprendizagem sobre o uso de Inteligência Artificial na Análise de Textos. Os temas abordados  na live  expuseram considerações sobre seu uso em pesquisas científicas, correção automática e aprendizagem de idiomas.

Foi reforçado durante a exposição que a Inteligência Artificial só acontece em combinação com a Inteligência Humana, porque a base da programação está em conceitos pensados pelos seres humanos. No caso da educação, esta combinação faz o acompanhamento do estudante, mapeando e monitorando seu processo de aprendizagem, através de tutores ou atendentes inteligentes, chatboats, mineração e análise de dados, realidade aumentada na educação e muito mais.

A fundamentação e funcionamento da análise textual pela IA ocorre com base nos estudos da linguagem e seu uso. A partir disto, acontece uma verificação de padrões da linguagem apurada através de uma coletânea criteriosa de textos (corpus) em formato eletrônico para pesquisa. Ao final, consegue-se chegar a estatísticas e ferramentas computacionais, entrando no processamento de linguagem natural que vem ao encontro dos estudos linguísticos, proporcionando uma otimização do tempo e da qualidade do que se faz.

Assim, podemos destacar  5 fatos importantes que asseguram o uso da IA na educação, especialmente na correção automática. São eles:

*Os sistemas são baseados em pesquisas linguísticas, pesquisas computacionais e “expertise” humana;

* Há diversos pontos de checagem de qualidade e critérios, seguindo o sistema de freios e contrapesos;

* Amplamente testada e usada em exames, tanto no Brasil como no exterior;

*Repassam feedback de qualidade para professores e estudantes em tempo hábil, otimizando o tempo de correção.

 

Para conhecer mais sobre o assunto ou verificar  exemplos de plataformas que utilizam a Inteligência Artificial, assista a live completa em: https://www.youtube.com/watch?v=cIKqjE5bgjQ

 

Material apresentado na Live:

https://drive.google.com/file/d/1tPUKor3GG9VXGkPNVbGPtpeDZbmo-zlx/view?usp=sharing