Conhecendo melhor a tendência da Gamificação

A Gamificação (do inglês, Gamification) está tornando-se um grande investimento da educação na época comtemporânea. O conceito é muito simples: usar elementos de jogos e tecnologias para envolver as pessoas na direção de algum objetivo. Isto realmente acontece porque a Gamificação é uma estratégia que motiva e facilita aprendizagens em situações reais e dinâmicas.

De acordo com o professor e pesquisador Paulo Antonio Pasqual Júnior (2020), “ Os games, sobretudo, permitem um engajamento que vai muito além deum filme;eles nosjogam dentro de um mundo imaginário que possibilita, muitas vezes, buscar relações com o mundo real.” Deste modo, as instituições que estão aderindo a esta causa, já indicam pontos muito positivos da inserção da Gamificação na educação, como:

*Torna conteúdos amplos em sequências didáticas mais acessíveis;

*Avalia a progressão do aluno a cada etapa vencida;

*Melhora a memória através de estímulos visuais;

*Inclui estudantes de níveis diferentes;

*Torna o processo de aprendizagem mais prazeroso e mais autônomo;

*Auxilia na solução prática de problemas;

*Incentiva o trabalho em equipe e  o ensino interdisciplinar;

*Desperta o interesse.

 

Além destas convicções, promover a alternativa  da Gamificação, auxilia no propósito de desenvolver habilidades e competências, tornando alunos passivos em alunos ativos e protagonistas, atingido o conhecimento através de suas experiências e vivências.

 

Referências:

Pasqual Jr,Paulo. Pensamento Computacional e Tecnologias: reflexões sobre a educação no século XXI. Caxias do  Sul:EDUCS ENSINO,2020.