BNCC e Tecnologias Digitais

No contexto escolar, as Tecnologias Digitais  da Comunicação e Informação não deveriam mais ser novidade. Há alguns anos, as tecnologias estão sendo incluídas nos ambientes educacionais, auxiliando na prática docente e no incentivo da aprendizagem dos alunos.

Nessa perspectiva, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observa que a educação seja planejada com base nas competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e sensato das tecnologias digitais, em diversas práticas sociais e em toda a Educação Básica. É o que cita o próprio documento, na competência geral 5:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” (BNCC, 2018)

Deste modo, é muito importante que professores, coordenadores e instituições de ensino  lembrem  de envolver  as tecnologias digitais na educação, não se tratando somente de utilizá-las como meio ou suporte para promover aprendizagens ou despertar o interesse dos alunos, mas sim de utilizá-las com os alunos para que eles próprios  construam conhecimentos com e sobre o uso dessas TDICs.

 

MOSTROU INTERESSE? Leia mais em:

https://curriculo.cieb.net.br/

 

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/ensino-fundamental-anos-iniciais/132-inclusao-digital-como-inovacao-para-combater-o-deficit-de-leitura-producao-e-sistematizacao?highlight=WyJkaWdpdGFsIiwiY29tbyIsImlub3ZhXHUwMGU3XHUwMGUzbyIsImRpZ2l0YWwgY29tbyIsImRpZ2l0YWwgY29tbyBpbm92YVx1MDBlN1x1MDBlM28iLCJjb21vIGlub3ZhXHUwMGU3XHUwMGUzbyJd