DIA DO PROFESSOR E AUTONOMIA DOCENTE

Para comemorar o Dia do Professor, o canal da Gomining compartilhou no dia 14 de outubro deste ano,  a live com o professor Danillo Saes, abordando dicas práticas e rápidas sobre o Ensino Híbrido, tema atual e relevante para os professores que atuam neste momento, potencializando a autonomia docente.

Para começar, foi destacado a relevância do consumo e  da produção do vídeo, que tornou-se algo comum durante a pandemia. As instituições e os professores que atuam no Ensino a Distância, já estavam acostumados com o recurso do vídeo. Os demais, precisaram fazer adequações e investimentos funcionais para a situação. Assim, de maneira simples, um vídeo pensado para a  área educacional,  vai atrair o aluno se o professor utilizar a linguagem adequada para a faixa etária, mesmo que utilizar um mínimo de qualidade. Desta forma alguns recursos podem auxiliar, como:

*preparar o ambiente (cenário neutro e agradável, iluminação adequada);

*otimizar o tempo do vídeo ou aula;

*ter  embasamento científico para a explicação;

*organizar e planejar o material para o vídeo;

*fazer adequações de informações para o formato de um roteiro;

*enquadramento da tela;

*vestimenta discreta.

Para finalizar, é importante para o processo de construção de aprendizagem em vídeos, que o professor reveja suas produções, analisando o que pode ser melhorando, pensando num auto “feedback”. Com isso, muitos materiais e conteúdos ficaram bem produzidos, gerando conhecimento através da autonomia do professor.