A Educação encontra a Ciência de Dados

A pedagoga e doutora em Educação, Andrea Filatro, junto com a Gomining, esteve apresentando em primeira mão, na live de 03 de novembro de 2020, dados importantes sobre o ensino,  que serão abordados no seu livro “Data Science na Educação.” Este conceito perpassa três pontos importantíssimos:

*Mineração de dados educacionais;

*Learning analytics e

*Inteligência Artificial na Educação.

Este tema está desenvolvendo-se cada vez mais  e tornando-se muito pertinente na gestão educacional pois percebemos o uso de ferramentas estatísticas para o processo de tomada de decisões e também, em questões pedagógicas. Desta forma, partindo do pressuposto de que as pessoas aprendem de forma interativa com o mundo (aprendizagem informal) e assumindo papéis ou realizando atividades num ambiente constituído por recursos, conteúdos e ferramentas (aprendizagem formal), chegamos ao ponto principal: qual a contribuição da ciência de dados para uma visão contextualizada de aprendizagem?

Dentre os vários subsídios, destacamos:

  • Análise para rastrear o desenvolvimento de habilidades do século XXI;
  • Coleta de dados sobre as melhores práticas de ensino – aprendizagem;
  • Formação de grupos adaptáveis;
  • Moderação inteligente e
  • Agentes virtuais inteligentes.

Neste encontro entre a Educação e a Ciência de Dados, prioriza-se com base em estudos,  significantes, alguns aportes e novas habilidades docentes como:

  • Compreensão do que a ciência dedados pode fazer para capacitá-los;
  • Interpretação e elaboração de questões sobre os dados;
  • Orientação aos estudantes acerca do que a análise de dados está informando;
  • Trabalho em equipe ( incluindo assistentes inteligentes).

Para saber mais, acesse a live completa no link: https://www.youtube.com/watch?v=EiWTKHj4yFM