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A Gomining une Inteligência artificial e mineração de texto para analisar textos de forma ágil, consistente e coerente!

Gomap

O Mapa Mental automático – Gomap: apoia a leitura, escrita e revisão. O usuário irá entender os conceitos principais do texto e suas conexões. Assim saberá com antecedência como o texto está organizado e destinará maior atenção aos conceitos principais e secundários.

Como gerar o mapa mental:

Você deverá inserir o seu texto na plataforma. Caso possua vários capítulos o seu trabalho, sugere-se analisar por parte. Após você irá clicar em “Gomap – Mapa mental”.

O Gomap apresenta as ideias principais e secundárias relacionando-as em formato de gráfico, isto é, um mapa mental. Quanto maior o retângulo, maior a relevância da ideia no texto. O Retângulo maior representa a ideia principal do texto. Retângulos menores são as ideias secundárias. As linhas conectando os retângulos representam as conexões entre ideias. 

Interpretação:

Retângulos sem conexões indica que a escrita pode ser melhorada. São palavras que podem estar sem relação as demais palavras/ escritas do texto.

Se o foco de sua escrita (palavras-chave) estão em um tamanho menor do que outras palavras das quais você considera não serem o foco, indica que seu texto não está representando a ideia central do texto.

Você pode fazer quantos mapas forem necessários até que ele represente o que você gostaria de expressar.

Abordagem teórica: mapas mentais e suas contribuições na aprendizagem

Gomap está apoiado nas teorias de aprendizagem significativa de Ausubel. Busca enxergar os relacionamentos como subsunçores para ancorar as ideias ao tema central do texto. A representação gráfica se baseia nos trabalhos cognitivos de Miller, que estudou como uma informação é processada pelo cérebro.

Quando ocorre a aprendizagem significativa?
Para Ausubel (2000) ocorre quando a nova informação se ancora em conceitos ou proposições relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do indivíduo.

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Gocoh

A Análise da Coerência – Gocoh: apoia na análise da coerência textual, impactando na leitura, escrita e revisão, está ferramenta utiliza o Gomap com outra perspectiva e aponta para o aluno o percentual de coerência de seu texto, com base em quatro metarregras e autoavaliação.

GOCoh-análise-da-coerência

Como gerar a Análise da Coerência:

Você deverá analisar o mapa mental. Apartir da observação do mapa você deverá responder 10 perguntas sobre o seu próprio texto. São perguntas acerca das metarregras de repetição, progressão, não-contradição e relação.

Ao final do processo você receberá uma média aproximada do nível de coerência. Este valor é gerado com base em suas respostas, portanto, seja sincero!

Interpretação:

As respostas que você fornecer a  cada metarregra representa uma valiosa informação.

Metarregra de repetição indica  à necessidade de realizar retomadas de elementos principais no decorrer da apresentação do texto.

Metarregra de progressão indica que o texto terá que retomar os conceitos principais. Deve apresentar novas informações e relacioná-las aos elementos já propostos anteriormente.

Metarregra não-contradição indica se as ideias apresentadas se contradizem. Devem responder ao objetivo do texto e se relacionarem. Devem ser compatíveis.

Metarregra de relação indica se o texto apresenta relações e conexões claramente  estabelecidas entre a ideia principal e secundárias e entre as próprias ideias secundárias.

Outras informações: abordagem teórica

De acordo com Charolles (1978), analisar o critério da coerência tem como base quatro metarregras:

1) Repetição: referente à necessidade de realizar retomadas de elementos principais no decorrer da apresentação do texto, ou seja, propõe uma unidade entre os elementos, pois um texto que ao longo da sua construção apresentar diferentes assuntos, sem um ponto comum explícito, não tem continuidade. O que se espera de um texto coerente é que ele tenha uma continuidade semântica na retomada dos conceitos, das ideias principais ou secundárias. O autor relata que não é necessário repetir as mesmas palavras na íntegra para responder a essa característica, pode-se fazer uso de sinônimos, ou seja, das microestruturas. Assim, o cumprimento da metarregra repetição seria capaz de manter o caráter sequencial linear do texto a partir das conexões entre as micro e macroestruturas do texto.

2) Progressão: conforme Charolles (1978), para que o texto seja coerente microestruturalmente ou macroestruturalmente, ele deverá expor uma contribuição semântica constante. O texto terá que retomar os conceitos principais, mas não se limitar a essa fase. Ele necessita evoluir, apresentar novas informações e relacioná-las aos elementos já propostos anteriormente. Portanto, os acréscimos semânticos mostram o crescimento textual, o que é perceptível pela soma das ideias novas às que foram tratadas, assim como as suas relações e conexões, organizando uma sequência lógica. Dessa maneira, a proposta é que se tenha um equilíbrio entre a continuidade semântica e a progressão semântica, já que essas duas metarregras se complementam. Também nessa metarregra está condicionada a característica de sequência linear e continuidade, como se o texto pudesse evoluir conceitualmente, do menor para o maior, de modo que a entrada de novos conceitos não é realizada de qualquer forma, mas necessita ser inserida na homogeneidade textual.

3) Não-contradição: nesse sentido, um texto deve apresentar princípios lógicos elementares. Sendo que, não poderá afirmar X e depois o contrário de X. As ideias apresentadas não podem se contradizer, devem responder ao objetivo do texto e se relacionarem, devem ser compatíveis. Para garantir a coerência textual, é preciso o cuidado de não inserir no texto nenhum elemento semântico que contradiga os conceitos propostos. Podemos dizer, por exemplo, que o parâmetro de verdadeiro ou falso é um aspecto que pode sustentar essa metarregra na característica do texto sendo uma sequência linear, guiada pelo fato de que um conceito posterior não poderia contradizer outro conceito anterior.

4) Relação: um texto coerente e articulado apresenta relações e conexões estabelecidas claramente entre a ideia principal e as secundárias, bem como entre as próprias secundárias. A relação que se propõe num texto coerente é que deve refletir a maneira como seus conceitos se relacionam e se encadeiam, como se estruturam e se organizam, e seus papéis de referências na relação de uns com os outros. Conforme o autor, nesta metarregra é necessário uma avaliação de congruência dos fatos apresentados com o contexto representado no texto. O autor resume que a metarregra da relação pode ser analisada de modo pragmático, por meio do uso ou não de elementos coesivos, estabelecidos pelas relações entre os conceitos e os conectores de causa, de consequência, de finalidade, de temporalidade e outros.

As quatro metarregras propostas por Charolles (1978) não são modelos rígidos para serem aplicados no processo de análise da coerência textual, mas a pesquisa realizada por ele sugere essa prática para que se evitem avaliações textuais subjetivas, ou dependentes da opinião exclusiva do avaliador.

CHAROLLES, M. Introduction aux problèmes de la cohérence des textes. Revista Langue Française. Paris: Larousse, nº 38, maio 1978.

CHAROLLES, M. Introdução aos problemas da coerência dos textos (Abordagem teórica e estudo das práticas pedagógicas) 1978. In: GALVES, C.; ORLANDI, E. P.; OTONI, P. (Org.). O texto: leitura & escrita. Tradução Charlote Galves, Eni Puccinelli Orlandi e Paulo Otoni. 2. ed. Campinas: Pontes, 1997. p. 39-90.

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GoTexting

GoTexting – Correção automática de textos
Corrige textos automaticamente com base nos critérios de ortografia, coerência e similaridade textual. Fornecemos feedback para cada aluno de maneira quantitativa (nota) e qualitativa (comentários de erros e acertos).

A Gomining utiliza Inteligência Artificial, Deeplearning, enriquecimento de dados e Mineração de Textos para aprender com os melhores professores e fornecer um feedback inteligente para cada aluno. Feedback 100% via tecnologia.

Disponível-para-instituições

Ferramenta disponível para  Instituições de Ensino. Adaptável aos sistemas em nuvem, blacboard, canvas, moodle ou ERP.

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